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Title: Atividades práticas de ciências com orientação CTS no pré-escolar sobre sementes e germinação
Author: Reis, Dina Estefânia Ribeiro
Advisor: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Keywords: Educação em ciências
Ensino das ciências
Estrategias de aprendizagem
Educação pré-escolar
Sementes
Germinação
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio retrata o percurso do projeto de intervenção-investigação desenvolvido no âmbito das componentes de formação de Prática Pedagógica Supervisionada e de Seminário de Orientação Educacional. Este projeto consistiu no desenvolvimento (conceção, planificação, implementação e avaliação) de uma sequência didática sobre a temática das sementes, com enfoque nas linhas orientadoras subjacentes à Educação em Ciências, com um grupo de crianças do pré-escolar. Com o desenvolvimento deste projeto de intervenção-investigação pretendeu-se dar resposta a três objetivos orientadores: (i) desenvolver (conceber, planificar e implementar) uma sequência didática com atividades práticas de Ciências sobre a temática das sementes e germinação para crianças em idade pré-escolar; (ii) avaliar a sequência didática desenvolvida, nomeadamente, através dos efeitos nas aprendizagens das crianças em idade pré-escolar, ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores; (iii) avaliar os efeitos do projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento pré-profissional, pessoal e social da educadora estagiária investigadora. O projeto de intervenção-investigação teve por base orientações teóricas inerentes à Educação em Ciências, sendo elas: (i) a Literacia Científica e a Educação em Ciências; (ii) a importância da Educação em Ciências desde os primeiros anos; (iii) a perspetiva de Ensino Por Pesquisa e orientação CTS. A sequência didática é composta por atividades que compreendem diversificadas tipologias de atividades práticas. Neste projeto, que adotou características da investigação-ação, recolheram-se dados através da observação participante e da compilação documental. Para a análise de dados, recorreu-se à análise de conteúdo. Através da análise dos dados verificou-se que a sequência didática permitiu maior mobilização de aprendizagens a nível das capacidades, tais como: expressão de ideias prévias/formulação de previsões; classificação de diversos alimentos segundo determinados critérios; observação de fenómenos; utilização de recursos materiais diversos; e elaboração de conclusões. Além disso, constatou-se, ainda, que o projeto concebido teve efeitos positivos no desenvolvimento pré-profissional, pessoal e social da educadora-investigadora, em particular, no que diz respeito a competências relativas a: organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem; investigação; e conceção, planificação, implementação e avaliação de estratégias didático-pedagógicas, sobretudo, no âmbito da Educação em Ciências
This Final Internship Report describes the course of the intervention-research project developed as a part of the training components of Supervised Pedagogical Practice and Educational Guidance Seminar. This project consisted of the development (conception, planning, implementation and evaluation) of a didactic sequence on the subject of Seeds and germination, focusing on the guidelines underlying the Education in Science, with a group of pre-school children. With the development of this intervention-research project it was intended to respond to three guiding objectives: (i) to develop (design, plan and implement) a didactic sequence with practical Science activities on the subject of Seeds and germination for pre-school-age children; (ii) to assess the didactic sequence developed, namely, through the learning effects of pre-school children, in terms of knowledge, skills, attitudes and values; (iii) to evaluate the effects of the intervention-research project on the pre-professional, personal and social development of the researcher trainee educator. The intervention-research project was based on theoretical guidelines inherent to Education in Science, being: (i) Scientific Literacy and Education in Science; (ii) the importance of Education in Science since the early years; and (iii) the perspective of Teaching through Research and the STS guidance. The didactic sequence is still composed of activities that comprise different types of practical activities. In this project, which adopted characteristics of action-research, data were collected through participant observation and documentary compilation. For the data analysis, we used content analysis. Through the data analysis it was verified that the didactic sequence allowed a greater mobilization of learning at the skills level, such as: expression of previous ideas/formulation of forecasts; food classification according to certain criteria; phenomena observation; use of various material resources; and drawing conclusions. Besides that, it was also observed that the project conceived had positive effects on the pre-professional, personal and social development of the educator-researcher, in particular, regarding skills connected to: organization and management of the teaching and learning process; research; and design, planning, implementation and evaluation of didactic-pedagogical strategies, mainly, in relation to Education in Science.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23599
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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