Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23598
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Filomena Rosinda de Oliveirapt
dc.contributor.authorVaz, Ana Rita da Costapt
dc.date.accessioned2018-06-21T08:24:41Z-
dc.date.available2018-06-21T08:24:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23598-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente relatório de estágio resulta de todo um trabalho desenvolvido na área da sensibilização à diversidade linguística e cultural numa sala de jardim-de-infância. Neste sentido pretendemos analisar que conhecimentos e capacidades desenvolvem as crianças com um projeto, com caraterísticas de investigação-ação, centrado nos valores no âmbito de uma educação global. Assim, estabelecemos como principais objetivos compreender como promover uma educação global nos primeiros anos de escolaridade, identificar diferentes representações das crianças sobre valores e observar como as crianças integram os valores (amizade e respeito pelo outro) no seu quotidiano. Este projeto contou com quatro sessões de atividades desenvolvidas com as crianças. No decorrer das atividades, abordámos os valores, a cultura e os modos de vida de quatro países (Gronelândia, Zâmbia, Peru e China). Privilegiámos como principal recurso a literatura infantil, pois já existem várias obras em português que poderão servir de ponto de partida para abordar outras culturas e sensibilizar para os valores. Os dados foram recolhidos através da observação, transcrições das videogravações das sessões, e os registos individuais das crianças (desenhos). Através da análise dos dados concluímos que as crianças se envolveram no projeto e que revelam indícios de atitudes de amizade e de respeito pelo outro, manifestados na história coletiva construída no final do projeto.pt
dc.description.abstractThis study is the result of a work carried out in the area of awakening to languages in a kindergarten context. In this study, it was our intention to evaluate which knowledge and capacities the children were able to develop in a project with some characteristics of action research, centered on values within a global education perspective. Therefore, we set as our main goals to understand how to promote a global education in the first years of schooling, identify different representations of children about values and observe how children integrate those values (friendship and respect for others) in their daily lives and activities. This project included four sessions of activities with the children. In the course of our activities, we addressed the values, culture and ways of life of four countries (Greenland, Zambia, Peru and China). We privileged children's literature as the main resource, as there are already several books in Portuguese which can be used as a starting point to present other cultures and raise awareness of values. The data was collected through observation, transcriptions of sessions’ videotapes and individual children work (drawings). Through the analysis of the data we concluded that the children got deeply involved in the project and showed signs of friendship and respect for the others, manifested in the story written in group at the end of the projectpt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDiversidade linguísticapt
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectLiteratura infantilpt
dc.subjectPluralismo culturalpt
dc.subjectEducação para a cidadaniapt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subjectEnsino de valorespt
dc.subject.otherEducação globalpt
dc.subject.otherDiversidade linguística e culturalpt
dc.subject.otherLiteratura infantilpt
dc.subject.otherFormação pessoal e socialpt
dc.subject.otherValorespt
dc.titleEducação global no jardim-de-infância: um projeto sobre os valorespt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201943794-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf3.75 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.