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dc.contributor.advisorGomes, Diogo Nuno Pereirapt
dc.contributor.advisorBarraca, João Paulo Silvapt
dc.contributor.authorOliveira, Paulo Jorge Nascimentopt
dc.date.accessioned2018-06-13T12:21:16Z-
dc.date.available2018-06-13T12:21:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23478-
dc.descriptionMestrado em Sistemas de Informaçãopt
dc.description.abstractA tecnologia teve um papel fundamental na evolução dos processos de ensino, nomeadamente o uso de formatos multimédia que permitem aperfeiçoar a exposição de conteúdo e a troca de informação como resultado deu-se a proliferação de alguns sistemas de E-Learning. A adoção destes sistemas de E-Learning surgem de necessidades ou preocupações, como por exemplo, ensino à distância, partilha de documentos, métodos de avaliação autónoma entre outras funcionalidades, das quais foram parcialmente resolvidas com o uso da Internet e de outras tecnologias. Atualmente, sistemas de referência, como o caso do MOODLE, não se focalizam numa área especifica da educação e as ferramentas que disponibilizam permitem mitigar as necessidades anteriormente mencionadas. Mas em áreas com necessidades mais especificas como é o exemplo da informática, mais precisamente o ensino de competências de programação, estas funcionalidades são um suporte limitado aos docentes que as usam. Recentemente, têm sido feito esforços, como por exemplo, o desenvolvimento de plataformas para competições de programação ou sistemas autónomos de avaliação de código. Nesta dissertação propõe-se uma nova solução para o ensino de programação desenvolvida em tecnologias web. A solução está dividida em duas partes, um formato interativo para a transmissão de conhecimento teórico-prático e um ambiente partilhado para o desenvolvimento de trabalhos de grupo.pt
dc.description.abstractTechnology was essential to the evolution of learning methods more precisely the use of multimedia formats which allow the improvement of content exposure and the exchange of information as a result some of the E-Learning systems proliferated. The adoption of these E-Learning systems arise from needs or concerns, such as distance learning, sharing documents, autonomous evaluation among other functionalities and were solved with the Internet and other technologies. Nowadays, some acknowledged systems, such as MOODLE, do not focus on a specific area of education and his tools mitigate the needs mention above. But in areas with specific needs such as computer science, like teaching programming skills, these features are offer a limited support to teachers who use them. Recently, efforts have been made to develop platforms for programming competitions or autonomous evaluation systems. On this dissertation a new solution is proposed to be used to teach programming and is being developed based on Web technologies. This solution is made into two parts, the first is a new format to display interactive content and the second is a shared environment for group work.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino à distânciapt
dc.subjectE-learningpt
dc.subjectRecursos webpt
dc.subjectMultimédia interactivapt
dc.subjectDesenvolvimento de softwarept
dc.subjectComputação em nuvempt
dc.subject.otherE-Learningpt
dc.subject.otherIDEpt
dc.subject.otherProgramaçãopt
dc.subject.otherWebpt
dc.subject.otherCloudpt
dc.subject.otherSOApt
dc.titleSistema de educação online para desenvolvimento de softwarept
dc.title.alternativeOnline education system for software developmentpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201936941-
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DETI - Dissertações de mestrado

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