Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23435
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Pedro João Agostinho Figueiredopt
dc.contributor.authorMorin, Tiago Filipe Antunes Barrosopt
dc.date.accessioned2018-06-07T18:26:43Z-
dc.date.available2018-06-07T18:26:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23435-
dc.descriptionMestrado em Músicapt
dc.description.abstractO ciclo de 12 Estudos para Guitarra de Heitor Villa-Lobos é uma obra de reconhecida importância na formação de um guitarrista. O autor deste trabalho pretende interpretar o ciclo completo no âmbito do Projeto Artístico do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro. São conhecidos três conjuntos de manuscritos pela mão de Villa-Lobos (dois deles contendo a totalidade da obra) e uma versão editada pela casa Max Eschig em 1953, enquanto o compositor ainda vivia. Apesar de serem fontes da mesma obra, existem entre elas algumas diferenças pontuais e outras de dimensão considerável: há uma página e meia a mais no Estudo 10 de uma das fontes. Este trabalho tem o objetivo de analisar as diferenças encontradas nas fontes e sugerir uma possível escolha de material para interpretação baseada na análise anteriormente feita. Também pretende apresentar em formato de edição comparativa as fontes estudadas.pt
dc.description.abstractThe 12 Studies for Guitar by Heitor Villa-Lobos is an important work for the development of a guitarist. The author of this paper pretends to play the full work for his Artistic Project for the Master in Music at Aveiro University. Three manuscripts are known by the hand of Villa-Lobos (two of them containing the totality of the work) and one edited version by the Editions Max Eschig in 1953, during the composer’s life. Although these are sources of the same work, differences can be seen when comparing them. In some cases these are just small differences, in other cases of significant importance: one and a half pages of material in Study nº 10 is present on two sources but not on the others. This paper aims to analyze the differences found on the sources and suggest a possible choice of the musical material to perform based on the analysis. It pretends as well to present in a comparative edition format all the sources studied.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsicapt
dc.subjectGuitarrapt
dc.subjectEstudos de caso - Heitor Villa-Lobospt
dc.subjectCompositores - Brasilpt
dc.subjectAnálise musicalpt
dc.subject.otherVilla-Lobospt
dc.subject.otherEstudos para guitarrapt
dc.subject.otherManuscritospt
dc.subject.otherAnálisept
dc.subject.otherEdição comparativapt
dc.title12 Estudos para guitarra de Heitor Villa-Lobos: análise e edição comparativapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201942224-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_TiagoMorin.pdf11.66 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.