Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23408
Title: Manuais digitais: que variáveis influenciam a leitura contínua?
Author: Albuquerque, Ana Rita Gonçalves Salazar de
Advisor: Amado, Pedro
Keywords: Comunicação multimédia
Leitura
Manuais escolares - Novas tecnologias
Sistemas multimédia
Impressão
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A introdução das novas tecnologias no contexto educativo e o constante desenvolvimento tecnológico pressiona a mudança dos manuais impressos. Exemplo disto foi o aparecimento de um novo formato, com a possibilidade de incorporação de elementos multimédia – o ebook. Esta dissertação apresenta um modelo de estudo com o objetivo de avaliar as variáveis que influenciam leitura, a nível da legibilidade e da leiturabilidade do conteúdo para o utilizador. Apresenta-se o modelo e os resultados de um estudo de uma avaliação quaseexperimental com estudantes do Ensino Superior Público. No desenrolar desta investigação, espera-se identificar as diferentes variáveis que influenciam — tais como o tamanho (corpo) e o tipo de letra, as margens, ou as quebras erradas no conteúdo — o processo de leitura. Para a criação do modelo de avaliação desenvolveu-se um software Open Source personalizável para correr estudos de eye tracking. A principal vantagem deste modelo é utilizar equipamento de baixo custo, fácil e acessível de implementar em contextos variados, onde não é possível usar soluções profissionais. Os resultados obtidos verificaram que as quebras no conteúdo, assim como o tamanho da letra, afectam a leitura do conteúdo. Os gaze plots obtidos da recolha do eye tracking comprovam que os movimentos sacádicos dos utilizadores são bastante distintos quando comparado o tamanho da letra e o número de quebras erradas no conteúdo.
The Portuguese educational context has suffered significant changes throughout the last decades. These changes relate, essentially, to the teaching and learning strategies employed to improve the attention of students. Due to the introduction of new technologies into this context, and to the constant technological development, printed schoolbooks have also undergone changes in many levels. One of the biggest changes was the emergence of a new reading format — eBooks —, which allow incorporating multimedia elements. The purpose of this thesis is to understand which variables, mainly about legibility and readability, influence user reading. This paper presents the methodology and research design of the quasi-experimental method to employ throughout the research. And presents the structure model of the customizable software being developed to run the eye tracking studies. We will employ direct observation, user inquiry and eye tracking with a sample of Higher Education students from the University of Aveiro. The main advantage of this model is that it is being developed with low cost equipment, that can be adapted and put into use in many different contexts with a reasonable degree of accuracy. The obtained results verified that the wrong return sweeps in the content, as well the size of the letter, affect the reading. The gaze plots obtained from the eye tracking prove that the saccadic movements of the participants are quite distinct when compared to the size and the number of wrong breaks no content.
Description: Mestrado em Comunicação e Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/23408
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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