Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23320
Title: Organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem na hora das novidades: uma experiência de auto-observação
Author: Tavares, Joana Filipa da Silva
Advisor: Tomaz, Ana Carlota
Keywords: Ensino-aprendizagem
Estratégias da aprendizagem
Ensino básico 1º ciclo
Ensino básico 2º ciclo
Relações professor-aluno
Projetos educativos
Processo de aprendizagem
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio dá conta do projeto de intervenção e de investigação que desenvolvemos no âmbito da componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) em articulação com a componente de formação de Seminário de Investigação Educacional (SIE) e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. O referido projeto de intervenção e de investigação desenvolveu-se numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e teve como objetivo perceber como é que nós enquanto futuras professoras organizávamos e geríamos o processo de ensino e de aprendizagem num momento em específico da nossa intervenção, a Hora das Novidades. Consideramos que estamos perante um estudo de natureza qualitativa e exploratória com características de investigação-ação e também com algumas características de estudo de caso. Para uma melhor e fidedigna análise e interpretação dos dados recolhidos, recorremos a três fontes de dados que consideramos imprescindíveis: as planificações das sessões em análise, as transcrições das vídeo-gravações das mesmas e ainda os registos reflexivos realizados de forma individual e colaborativa no final de cada sessão. Com a realização deste projeto de intervenção e de investigação conseguimos perceber a importância de nos estudarmos a nós próprios enquanto futuros professores e às nossas práticas para nos desenvolvermos pessoal e profissionalmente, melhorando a forma como organizamos e gerimos o processo de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, as aprendizagens dos nossos alunos.
This Final Report of Internship was carried out following an intervention and research project in the scope of the Pedagogical Supervised Practice (PPS) training component in articulation with the training component of an Educational Research Seminar (SIE) and its purpose is to obtain the Master's Degree in Teaching of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. This intervention and research project was developed in a class of the 3rd year of the 1st Cycle of Basic Education and aimed to understand how we as future teachers organize and manage the process of teaching and learning at a time in particular, the novelty time. We consider that this is a qualitative and exploratory study with research-action characteristics, but also with some case study characteristics. For a better and reliable analysis and interpretation of the collected data, we used three sources of data that we consider indispensable: the planning of the sessions under analysis, the transcriptions of the video-recordings of the same ones and also the reflective records realized in an individual and collaborative way in the end of each session. With this intervention and research project we have realized the importance of studying ourselves as future teachers and our practices in order to develop ourselves personally and professionally, improving the way we organize and manage the teaching and learning process and, consequently, the learning of our students.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23320
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.