Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorValente, António Manuel Dias Costapt
dc.contributor.authorAbreu, Daniela Nunes dept
dc.date.accessioned2018-05-30T10:40:03Z-
dc.date.available2018-05-30T10:40:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23318-
dc.descriptionMestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt
dc.description.abstractOs documentos estruturantes da disciplina de Educação Visual definem a educação artística como essencial para o desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno, devendo articular a imaginação, a razão e a emoção. A formação artística contribui para o desenvolvimento global da personalidade, da sensibilidade estética e da criatividade. O contato com experiências artísticas potenciam a construção de uma identidade pessoal, social e cultural. O desenvolvimento desta disciplina é estruturado em Unidades de Trabalho, que se organizam através da metodologia projetual. O projeto, aqui entendido como uma construção partilhada de saberes e aprendizagens, visa o alcance de objetivos comuns entre os seus intervenientes. O aluno assume um papel central e ativo e o professor surge como guia que acompanha e apoia todo o processo de aprendizagem. Tendo em conta as oportunidades que o projeto pode gerar enquanto metodologia de ensino, na questão central que se coloca neste estudo procura-se perceber a sua contribuição para o desenvolvimento e enriquecimento global dos seus intervenientes na disciplina de Educação Visual, por um lado, nas aprendizagens dos alunos e, por outro, no desenvolvimento profissional dos docentespt
dc.description.abstractThe structuring documents of the Educação Visual discipline define artistic education as essential for the development of the student's personal, social and cultural expression, and must articulate the imagination, reason and emotion. Artistic training contributes to the overall development of personality, aesthetic sensibility and creativity. The contact with artistic experiences fosters the construction of a personal, social and cultural identity. The development of this discipline is structured in Work Units, which are organized through the design methodology. The project, here understood as a shared construction of knowledge and learning, aims at achieving common objectives among its agents. The student assumes a central and active role and the teacher appears as a guide that follow and supports the entire learning process. Taking into account the opportunities that the project can generate as a teaching methodology, the central issue in this study seeks to understand its contribution to the development and global enrichment of its agents in the field of Educação Visual, on one hand, and on the other, in the professional development of teachers.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação artísticapt
dc.subjectEducação visualpt
dc.subjectTrabalho colaborativopt
dc.subjectTrabalho de projeto - Metodologiapt
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt
dc.subjectProfissão docentept
dc.subjectCriatividadept
dc.subject.otherProjetopt
dc.subject.otherEducação artísticapt
dc.subject.otherCriatividadept
dc.subject.otherDesenvolvimento profissional docentept
dc.subject.otherTrabalho colaborativopt
dc.titleO projeto "Cidade emocional": um caminho partilhadopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201941554-
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf36.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.