Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/23318
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Valente, António Manuel Dias Costa | pt |
dc.contributor.author | Abreu, Daniela Nunes de | pt |
dc.date.accessioned | 2018-05-30T10:40:03Z | - |
dc.date.available | 2018-05-30T10:40:03Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/23318 | - |
dc.description | Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | pt |
dc.description.abstract | Os documentos estruturantes da disciplina de Educação Visual definem a educação artística como essencial para o desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno, devendo articular a imaginação, a razão e a emoção. A formação artística contribui para o desenvolvimento global da personalidade, da sensibilidade estética e da criatividade. O contato com experiências artísticas potenciam a construção de uma identidade pessoal, social e cultural. O desenvolvimento desta disciplina é estruturado em Unidades de Trabalho, que se organizam através da metodologia projetual. O projeto, aqui entendido como uma construção partilhada de saberes e aprendizagens, visa o alcance de objetivos comuns entre os seus intervenientes. O aluno assume um papel central e ativo e o professor surge como guia que acompanha e apoia todo o processo de aprendizagem. Tendo em conta as oportunidades que o projeto pode gerar enquanto metodologia de ensino, na questão central que se coloca neste estudo procura-se perceber a sua contribuição para o desenvolvimento e enriquecimento global dos seus intervenientes na disciplina de Educação Visual, por um lado, nas aprendizagens dos alunos e, por outro, no desenvolvimento profissional dos docentes | pt |
dc.description.abstract | The structuring documents of the Educação Visual discipline define artistic education as essential for the development of the student's personal, social and cultural expression, and must articulate the imagination, reason and emotion. Artistic training contributes to the overall development of personality, aesthetic sensibility and creativity. The contact with artistic experiences fosters the construction of a personal, social and cultural identity. The development of this discipline is structured in Work Units, which are organized through the design methodology. The project, here understood as a shared construction of knowledge and learning, aims at achieving common objectives among its agents. The student assumes a central and active role and the teacher appears as a guide that follow and supports the entire learning process. Taking into account the opportunities that the project can generate as a teaching methodology, the central issue in this study seeks to understand its contribution to the development and global enrichment of its agents in the field of Educação Visual, on one hand, and on the other, in the professional development of teachers. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação artística | pt |
dc.subject | Educação visual | pt |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt |
dc.subject | Trabalho de projeto - Metodologia | pt |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt |
dc.subject | Profissão docente | pt |
dc.subject | Criatividade | pt |
dc.subject.other | Projeto | pt |
dc.subject.other | Educação artística | pt |
dc.subject.other | Criatividade | pt |
dc.subject.other | Desenvolvimento profissional docente | pt |
dc.subject.other | Trabalho colaborativo | pt |
dc.title | O projeto "Cidade emocional": um caminho partilhado | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
dc.identifier.tid | 201941554 | - |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 36.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.