Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23301
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Luísa Álvarespt
dc.contributor.authorCosta, Maria João Valentept
dc.date.accessioned2018-05-29T10:13:34Z-
dc.date.issued2017-01-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23301-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractPor se considerar a escrita como a atividade por excelência em ambiente escolar, mais especificamente, em contexto de sala de aula, e assumindo-a numa perspetiva multidisciplinar e processual, optou-se por considerar esta capacidade o foco desta investigação. Paralelamente ao que acontece com a escrita, também o manual escolar mantém uma relação muito próxima com a sala de aula e tende a funcionar como centro da prática docente. Assim sendo, a presente investigação apresenta como finalidade a análise das atividades propostas aos alunos por um manual escolar de História e Geografia de Portugal do 5.º ano relativamente à escrita, no sentido de verificar se esta é concebida como tarefa de construção de conhecimentos ou apenas de reprodução de conhecimentos. No final do presente estudo, verificou-se que, apesar de o manual em questão apresentar algumas tarefas de escrita com o objetivo de construir conhecimentos nos alunos, estas não serão as suficientes para que os alunos revelem sucesso na disciplina de História.pt
dc.description.abstractBecause writing is considered the activity par excellence in a school, more specifically, in a classroom context, and assuming it in a multidisciplinary and procedural perspective, it was decided to consider this capacity as the focus of this investigation. Parallel to what happens with writing, the students book also has a very close relationship with the classroom and tends to function as the center of the teaching practice. Therefore, this research presents the analysis of the activities proposed in a History and Geography of Portugal of the 5th year students book in relation to writing, in order to verify if it works as a task of knowledge construction or only of knowledge reproduction. The choice of the manual fell on the fact that it was the manual adopted by the school in which my curricular internship took place. The high contact I had with this work instrument greatly helped the study, because it enabled me to know the book considerably before starting to analyze it. At the end of the present study it was verified that, although the manual in question presents some writing tasks with the purpose of building knowledge in the students, these are not enough for the students to reveal success in the discipline of Historypt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da escritapt
dc.subjectProcessos da escritapt
dc.subjectComposição escritapt
dc.subjectEnsino da históriapt
dc.subjectManuais escolarespt
dc.subjectTécnicas da aulapt
dc.subject.otherAprendizagem da escritapt
dc.subject.otherO ensino da escrita na históriapt
dc.subject.otherProdução textualpt
dc.subject.otherAula de históriapt
dc.subject.otherManual escolarpt
dc.titleA escrita e o ensino da história e geografia de Portugal: o caso de um manualpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2019-01-05T11:00:00Z-
dc.identifier.tid201943379-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf7.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.