Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23244
Title: Video shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria
Author: Neves, Rui Pedro Lúcio das
Advisor: Marinho, Helena
Figueiredo, Luís Alberto Cordeiro de
Keywords: Ensino da música
Comunicação multimédia
Vídeo digital
Métodos de ensino - Música
Bateria (Instrumentos de percussão)
Educação artística - Música
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A aprendizagem de um instrumento musical exige uma dedicação constante com exigente conjugação de múltiplos processos neurológicos. A constatação empírica de que, após uma situação de instrução, em contexto de sala de aula, uma grande parte dos alunos não consegue, por si só, realizar um estudo sistemático e favorável à apreensão e domínio dos conteúdos técnicos e teóricos, esteve na base deste projeto. O presente trabalho centra-se na verificação da eficácia do uso de recursos multimédia, nomeadamente pequenos vídeos tutoriais, no auxílio do estudo autónomo fora de sala de aula. Trata-se de um estudo de caso que compara o desempenho dos alunos na aprendizagem e domínio dos rudimentos base, de forma a confirmar se a utilização do recurso citado interfere diretamente no aumento das sessões de estudo e na melhoria das competências técnicas. A exposição aos vídeos tutoriais poderá ser uma forma de coadjuvação ao estudo autónomo, consolidando ou até mesmo ampliando as competências musicais dos alunos, afirmando-se como uma ferramenta no ensino artístico e especializado da música.
Learning how to play a musical instrument requires constant commitment with a demanding conjugation of multiple neurological processes. This project was based on empirical evidence showing that, after instrumental classes, most students cannot undertake, by themselves, a systematic study leading to the understanding and mastering of technical and theoretical subjects. This research studied the effectiveness of multimedia resources, namely short video tutorials as support of home practice outside the classroom. This case study compared students’ performance when learning and mastering essential rudiments in order to confirm if the use of the above-mentioned resources promote the increase of study sessions and improvement of technical skills. Viewing video tutorials can support deliberate practice, by consolidating and even expanding the students’ musical skills, which can make them a relevant tool for the study of music.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/23244
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf6.67 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.