Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/23209
Title: | Estabilidade de vigas metálicas de secção transversal esbelta |
Author: | Madureira, Bruno Silveira |
Advisor: | Couto, Carlos André Soares Vila Real, Paulo |
Keywords: | Engenharia civil Construções metálicas Vigas Encurvadura |
Defense Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A presente dissertação surge com o propósito de aumentar o
conhecimento da estabilidade das vigas de secção transversal esbelta
(classe 4) a frio quando submetidos à flexão, sendo o comportamento
dominado essencialmente por dois fenómenos de encurvadura: a local e a
lateral.
Nas atuais regras de dimensionamento da parte 1-1 do Eurocódigo 3, estes
dois fenómenos de instabilidade são considerados de forma isolada e, no
presente estudo, estas regras são analisadas e comparadas com os
resultados numéricos, concluindo que não são as mais adequadas,
especialmente porque o cálculo da resistência das secções transversais de
Classe 4 é demasiado conservativo.
Um estudo recente e alargado do fenómeno de encurvadura lateral de
vigas de classe 1 e 2, deu origem a novas fórmulas de cálculo que deverão
ser adotadas na futura revisão do Eurocódigo, contudo no presente
trabalho é demonstrado que para as secções transversais esbeltas (classe
4) essa mesma proposta é conservativa tendo uma percentagem de
amostras insegurança considerável.
Por outro lado, estudos recentes apontam para que os dois fenómenos
devam ser tratados em conjunto e com base em novas propostas é
estudada a viabilidade das mesmas tendo sempre como termo de
comparação as normativas em vigor.
No que diz respeito ao estudo numérico utilizado, este foi efetuado com
elementos finitos de casca com o auxilio do programa SAFIR, em perfis
soldados em I, considerando imperfeições geométricas e tensões
residuais.
Como objetivo principal, esta dissertação visa dar um contributo importante
às novas gerações de Eurocódigos, são desenvolvidas regras mais
eficazes e rentáveis para o cálculo estrutural para estes elementos The present dissertation arises with the purpose of increasing the knowledge of the stability of the beams of slender cross section (class 4) when subjected to bending, being dominated essentially by two phenomena of instability models: local and lateral. In the current rules of part 1-1 of Eurocode 3, these two phenomena of instability are considered in isolation and in the present study, these rules are analyzed and compared with numerical results, concluding that they are not adequate, especially the calculation of the bending resistance of Class 4 cross sections is too conservative. A recent and extended study of the lateral buckling phenomenon of class 1 and 2 beams, gave origin to new calculation formulas that should be adopted in the future revision of the Eurocode, however in the present work it is show that for the slender cross sections (class 4 ) the same proposal is too conservative. On the other hand, recent studies point out that the two phenomena must be treated together and based on new proposals, the reliability of these proposals is studied, always having as a comparison term the current regulations. The numerical study used, it was done with finite elements using the program SAFIR, in profiles welded in I, considering geometric imperfections and residual stresses. As a main objective, this dissertation aims to make an important contribution to the new generations of Eurocodes, more efficient and profitable rules for the structural calculation for these elements are developed. |
Description: | Mestrado em Engenharia Civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23209 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DECivil - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.