Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23157
Title: Mapeamento e melhoria do processo de gestão de falhas na área de aprovisionamentos da Bosch Termotecnologia
Author: Ramalho, Salomé Monteiro da Silva
Advisor: Lopes, Rui Jorge Ferreira Soares Borges
Keywords: Gestão de stocks
Aprovisionamento
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No meio industrial da atualidade, a busca incessante pela implementação de processos ágeis e eficazes tem vindo a adquirir cada vez mais importância. É notória a necessidade pela redução do tempo de resposta ao cliente e aumento da satisfação do mesmo pelos serviços prestados. Deste modo, a melhoria contínua dos processos implementados numa organização é crucial no alcance dos seus objetivos. O presente trabalho foi realizado na empresa Bosch Termotecnologia em Aveiro e incidiu na melhoria do processo de análise de peças críticas na área dos aprovisionamentos. Sendo atualmente um processo que exige um elevado investimento de capacidade da equipa, surge a necessidade de o reestruturar, o que se refletiu no desenvolvimento de uma nova aplicação informática. Este conceito surge com o objetivo de tornar o processo de análise de peças críticas mais eficaz, uniforme a todos os utilizadores, com apresentação da informação com maior qualidade e de forma mais estruturada, e que, acima de tudo, promova a libertação de capacidade dos elementos da equipa. O processo de estruturação da nova aplicação informática foi definido através das quatro fases do SDLC - Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas. Ao longo do documento, as análises efetuadas ao processo atual são sustentadas através da linguagem de modelação de sistemas SysML, uma extensão da linguagem-padrão UML, o que contribuiu para a identificação dos potenciais pontos de melhoria a considerar na implementação do novo processo. A introdução de um novo sistema de informação promoveu à equipa dos aprovisionamentos um ganho considerável na sua capacidade horária, permitiu a realização eficaz e com maior qualidade nas análises das peças críticas e, consequentemente, contribuiu para que o departamento da Logística garantisse uma resposta mais eficaz às necessidades do cliente. A reestruturação do processo permitiu obter a poupança de 1,39 minutos na análise de cada material de compra, o que, no final, se traduz na redução de capacidade na equipa correspondente a um colaborador. O investimento no desenvolvimento da nova aplicação informática poderá ser recuperado em dois anos.
In today's industrial environment, the incessant search for the implementation of agile and effective processes has become increasingly important. The need to reduce customer response time and increase service satisfaction is evident. That said, continuous improvement of the core processes in an organization is crucial to fulfill the achievement of its objectives. The present work was developed at the company Bosch Termotechnology in Aveiro and it was focused on improving the analysis of critical parts process in the Procurement area. Being a process that requires high investment of capacity of team members, the need to restructure it arises, this need was reflected in the development of a new computer application. This concept emerges with the objective of making the critical parts analysis process more effective and more user friendly, presenting better quality information, in a more structured way, and, above all, promoting the capacity release from team members. The process of structuring the new computer application was defined through the four phases of the SDLC - Systems Development Life Cycle. Throughout the document, the analyzes made to the current process are supported by the SysML system modeling language, an extension of the UML standard language, which contributed to the identification of potential improvement points to be considered in the new process implementation phase. The introduction of a new information system prompted the Procurement team, with considerable gains in terms hourly capacity, allowed an increase in efficient and high quality performance of the critical parts analysis and, consequently, contributed for an effective response to customers’ needs, by the Logistic department. The process restructuring allowed savings of 1,39 minutes on the analysis of each material, which means at the end the capacity reduction in one person. The computer application investment can be recovered in two years.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/23157
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf4.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.