Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23152
Title: A música de câmara como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da aprendizagem do violino
Author: Fernandes, Fabiana Reis Mendonça
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Ensino da música
Violino - Ensino
Motivação para a aprendizagem
Música de câmara
Música - Aprendizagem
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro. Tem como objetivo principal constituir-se numa reflexão crítica sobre a prática educativa, estando dividido em duas partes. A primeira remete ao projeto de investigação, que esclarece de que forma a introdução da disciplina de música de câmara, nomeadamente nos primeiros graus do Curso Básico de Música em Regime Supletivo e Articulado, pode ajudar no incremento da motivação dos alunos na aprendizagem do violino. Pretende igualmente perceber, que interferência é que a inserção da mesma pode ter no desenvolvimento e a efetivação de uma boa aprendizagem do instrumento. Neste sentido, foi delineado e implementado um projeto de investigação que visou recolher informações relativas à forma como os alunos se relacionam com o seu instrumento, o que os motiva a estudar para melhorar aspetos técnicos, bem como, se sentem motivados a participar em atividades extra curriculares que envolvam a aprendizagem e performance do instrumento. Por outro lado, verificou-se se existiam alterações significativas nesses elementos face à existência da disciplina bem como momentos de ensaios para a mesma sem a presença do professor de instrumento, propondo a existência da resolução de problemas por parte dos alunos num trabalho conjunto e com o objetivo final de apresentar um conjunto de peças ensaiadas e trabalhadas em aula num momento de audição/concerto. No sentido de obter dados que elucidassem esta investigação, foram delineadas ferramentas como um inquérito por entrevista, que avaliou as respostas de um número limitado de participantes, e um diário de bordo referente ao desenvolvimento dos ensaios e aulas de música de câmara. Existiram dois momentos de obtenção de dados por meio de entrevista. O estudo remetia-se a alunos do ensino básico de música em regime supletivo e articulado de violino, pelo qual me foram atribuídos dois participantes do 3º e 4º graus, um de regime supletivo e outro de articulado. Foi possível verificar, através da análise dos dados obtidos, que a inserção da prática de música de câmara em modo acompanhado ou não acompanhado por um professor, é de grande importância na aprendizagem dos alunos do ensino básico de música. Os alunos sentem-se mais motivados nas aulas e no estudo em casa, assim como mais interessados e autónomos no seu estudo e resolução de problemas técnicos ligados à aprendizagem do instrumento. Os alunos empenharam-se na preparação para o concerto tendo utilizado posteriormente os conceitos retidos nesta experiência nas aulas individuais de instrumento, como me foi relatado pelo professor de violino dos participantes. Pelo que, a prática da disciplina potencia o desempenho performativo. Pela análise dos resultados, ainda que não tenha sido possível a participação de muitos alunos, foi possível ainda mostrar que a introdução à disciplina assim como a preparação para o concerto final, relevou-se importante na aprendizagem dos participantes, ainda o facto de que deve existir o cuidado, por parte do docente, em veicular informação neste sentido de motivar os alunos para o interesse pelo instrumento, bem como o reiterar de uma preocupação constante, face à resolução de questões inerentes à prática performativa, tais como o estudo em casa, resolução de problemas técnicos e um estudo autónomo por parte do aluno. Estes fatores permitem desenvolver uma prática saudável do instrumento, e uma boa aprendizagem. Caso contrário, a aprendizagem será comprometida. A segunda parte deste relatório incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a componente Prática de Ensino.
This report refers to the work carried out within the scope of the discipline Prática de Ensino Supervisionada of the 2nd year of the Master course in Teaching of Music of the "Universidade de Aveiro". Its main objective is to constitute a critical reflection on the educational practice, being divided in two parts. The first one refers to the research project, which explains how the introduction of the chamber music discipline, especially in the first stages of vocational education, can help increase students' motivation to learn the violin. It also intends to perceive what interference the insertion of the same can have in the development and the effectiveness of a good learning of the instrument. In this sense, a research project was designed and implemented to gather information about how students relate to their instrument, which motivates them to study in order to improve technical aspects, and also feel motivated to participate in extra activities curricular activities involving learning and performance of the instrument. On the other hand, it was verified if there were significant changes in these elements in relation to the existence of the discipline as well as moments of tests for the same without the presence of the teacher of instrument, proposing the existence of problem solving by the students in a joint work and with the final objective of presenting a set of pieces rehearsed and worked in class at a moment of listening. In order to obtain data that elucidated our research, we chose a tool, an interview survey, which evaluated the responses of a limited number of participants. There were two moments of obtaining data through an interview. The study was addressed to violin primary school students, through which I was assigned two participants in the 3rd and 4th grades of the vocational teaching of the violin instrument. It was possible to verify, through the analysis of the data obtained, that the insertion of the practice of chamber music, accompanied or not by a teacher, was of great importance in the students' learning. Students feel more motivated in class and in the study at home, as well as more interested and autonomous in their study and resolution of technical problems related to the learning of the instrument. The students engaged in the preparation for the concert and later used the concepts retained in this experience in the individual lessons of the instrument, as I was told by the violin teacher of the participants. Therefore, the practice of the discipline enhances performative execution. Through the analysis of the results, it was also possible to show that the introduction to the discipline as well as the preparation for the final concert was important in the participants' learning. It is necessary a special care, on the part of the teacher, to convey information in a way that motivates the students to the taste of the instrument, as well as to the reiteration of a constant concern, in relation to the resolution of issues inherent to performative practice, such as study at home, solving technical problems and independent study by the student, etc. These factors allow the students to develop a healthy instrument practice, and good learning. Otherwise, learning will be compromised. The second part of this report focuses on the observation and reflection on the context in which the Teaching Practice component took place.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/23152
Appears in Collections:DECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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