Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23057
Title: A utilização de narrativas transmedia na comunicação institucional: o caso de estudo da escola de línguas CJO Kontakt
Author: Chaves, Ana Rita Rocha
Advisor: Pereira, Pedro Miguel dos Santos Beça
Amado, Pedro
Keywords: Comunicação multimédia
Narrativa - Audiovisuais
Meios de comunicação social
Inovação tecnológica
Sistemas multimédia
Tecnologias da informação
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No âmbito do estudo foi desenvolvida uma estratégia transmediática posteriormente aplicada na escola de línguas polaca CJO Kontakt. Esperava-se que a implementação desta narrativa Transmedia em contexto de institucional gerasse mais participação e interação na relação Instituição/público. Para tal, tentou-se compreender o fenómeno Transmedia Storytelling, a sua origem, essência e aplicabilidade, assim como analisar o poder do uso de narrativas na passagem de uma mensagem. Os avanços da tecnologia permitiram aprimorar os modos de comunicação fazendo com que hoje em dia novas alternativas de disseminação da mensagem emerjam. O Transmedia surge num momento em que as audiências sofrem uma metamorfose comportamental, incitando-as a participar e interagir com a mensagem num quadro comunicacional hipermediatizado. Ao longo da presente dissertação foi explorado o comportamento da Comunicação Institucional no panorama atual, com o objetivo de testar a sua permeabilidade ao fenómeno Transmedia. Para a realização deste trabalho de investigação, foi seguida a metodologia de investigação-desenvolvimento de cariz exploratório com base em métodos de análise mistos.
In the framework of the study, a cross-media strategy was subsequently developed at the Polish Language School CJO Kontakt. It was hoped that the implementation of this Transmedia narrative in an institutional context would generate more participation and interaction in the institution / public relation. To do so, we tried to understand the Transmedia Storytelling phenomenon, its origin, essence and applicability, as well as to analyse the power of the use of narratives in the transmission of a message. Advances in technology have made it possible to improve communication modes, and nowadays new alternatives for dissemination of the message emerge. Transmedia comes at a time when audiences undergo a behavioural metamorphosis, urging them to participate and interact with the message in a hypermediatized communication framework. Throughout the present dissertation, the behaviour of the Institutional Communication in the current panorama wasexplored, in order to test its permeability to the Transmedia phenomenon. For the accomplishment of this research work a research-development methodology of exploratory nature was followed based on mixed analysis methods.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/23057
Appears in Collections:DECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaRitaChaves- MCMM.pdfDissertação_AnaChaves6.52 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.