Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23034
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCallahan, Davidpt
dc.contributor.authorFerreira, Carla Maria da Costapt
dc.date.accessioned2018-05-03T09:42:46Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23034-
dc.descriptionMestrado em Estudos Inglesespt
dc.description.abstractEm estudos Pós-Coloniais tem havido um debate patenteado entre escritores Ocidentais e os do chamado “terceiro Mundo”, entre uma visão universalista dos direitos humanos e uma defesa das tradições culturais. A presente tese pretende discutir o referido conflicto em romances de três autoras: a Afro- Americana Alice Walker, e as duas Nigerianas (Ibo) Flora Nwapa e Buchi Emecheta. As sociedades Africanas são, na sua essência, patriarcais, polígamas e praticam circumcisão feminina. Por sua vez, a valorização da maternidade constrasta com o ênfase dado pelo Mundo Ocidental ao direito da mulher à sua própria realização e emancipação através de uma profissão. Os autores Africanos valorizam não só a tradição literária Europeia do Romance mas também a narração tradicional. Já os autores Afro-Americanos, que perderam, em grande medida, esses recursos tradicionais após a escravatura, só conhecem a tradição generalizada da literatura Afro- Americana. Alice Walker dramatisa a luta da mulher na sua victimisação para alcançar independência e voz. A autora confronta a exploração masculina sobre a mulher, quer na América Negra, quer em África, mas simplifica a complexidade das sociedades Africanas. Flora Nwapa, pelo contrário, baseia o seu trabalho na sociedade que a viu nascer, a dos Ibos da Nigéria, para criar perspectivas comunais em vez de individualistas. As suas heroínas demarcam-se dentro de uma comunidade tradicional. Buchi Emecheta, que fez carreira em Londres, critica as tradições Africanas mais abertamente, em especial a valorização da maternidade, mas mostra igualmente como o Colonialismo tem reforçado a opressão masculina sobre a mulher e limitado o apoio àquela na sociedade tradicional. As três autoras discutidas nesta tese partilham, contudo, um objectivo comum – reconstruir a subjectividade da mulher negra. Neste trabalho proponho-me demonstrar o modo como as autoras reclamam uma consciencialização por parte da mulher negra e, em geral, o poder do discurso.pt
dc.description.abstractIn Postcolonial Studies there has been an argument between Western and "Third-World" writers, between a universalist view of human rights and a defence of cultural traditions. This thesis discusses the conflict in the novels of three women writers, the Afro-American Alice Walker, and the two Nigerian (Igbo) writers, Flora Nwapa and Buchi Emecheta. Traditional African societies are patriarchal, polygamous and practise FGM. Moreover, the valorization of motherhood stands in contrast to the Western emphasis on woman's right to fulfilment and empowerment through work. African writers draw on the European literary tradition of the novel but also on traditional storytelling. The Afro-American writer has largely lost traditional resources in slavery but can draw on the general tradition of Afro-American writing. Alice Walker dramatizes the struggle of victimized women to find independence and a voice. She confronts male exploitation of women in both black America and in Africa but simplifies the complexity of African societies. Flora Nwapa, in contrast, grounds her work in her own society, the Igbo people of Nigeria, to create communal rather than individualist perspectives. Her heroines assert themselves within a traditional community. Buchi Emecheta, who has made her career in London, more openly criticises African traditions, especially the valorization of motherhood, but also shows how colonialism has reinforced male oppression and limited support for women in traditional society. The three writers discussed in this thesis share, however, a common goal- to reconstruct black woman's subjectivity. In this work I propose to demonstrate how they reclaim black woman's awareness and, in general, the power of speech.pt
dc.language.isoengpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectLiteratura de expressão inglesapt
dc.subjectLiteratura de expressão inglesa - Análise de discursopt
dc.titleA Demanda do Poder sob o Silêncio da Palavra em romances seleccionados de Alice Walker, Flora Nwapa e Buchi Emechetapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo10000-01-01-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
184.pdf282.35 kBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.