Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23005
Title: O espaço exterior nas organizações educativas: perceções e práticas no Centro Escolar da Ria
Author: Amaral, Ariana Monteiro Rocha Costa
Advisor: Castro, Dora Maria Ramos Fonseca de
Keywords: Educação das crianças
Desenvolvimento das crianças
Actividades ao ar livre
Comportamento lúdico infantil
Espaço exterior
Áreas de recreio
Actividades de aprendizagem
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O espaço exterior é um espaço promotor de brincadeira livre e brincadeira estruturada. Este espaço pode e deve ser utilizado pelos docentes das instituições, pois neste espaço podemos encontrar diversas potencialidades que podem ajudar a facilitar a aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento dos alunos. Neste relatório apresentamos um trabalho de investigação exploratório em termos teóricos e empíricos. Neste trabalho pretendíamos conhecer, do ponto de vista organizacional e administrativo, a evolução do espaço educativo nas escolas, conhecer o enquadramento legal dos espaços exteriores em contexto educativo, perceber, teoricamente, a importância pedagógica do espaço exterior, nesse contexto, conhecer a importância do brincar livre e estruturado em espaços exteriores para o desenvolvimento global da criança, conhecer as perceções dos docentes (em contexto de estágio) sobre o papel que atribuem ao espaço exterior em contexto educativo e a forma como o utilizam e desenvolver intencionalmente atividades, no espaço exterior, que favoreçam o desenvolvimento de aprendizagem da criança/aluno. O trabalho empírico, de natureza qualitativa, consistiu na aproximação a um Estudo de caso. Foi desenvolvido numa escola, com uma turma do 1º ano de escolaridade. Através da análise dos dados recolhidos nos inquéritos por questionário pelos docentes, concluímos que estes não utilizam intencionalmente o espaço exterior como um meio promotor de aprendizagem, apesar de o considerarem importante para tal. Como podemos comprovar, através das atividades concretizadas com a turma do 1º ano no espaço exterior, é possível utilizar este espaço como instrumento facilitador da aprendizagem e desenvolvimento global, de forma a favorecer o desenvolvimento do conhecimento em várias áreas.
The outdoors is a space that promotes free play and structured play. This space can and should be used by teachers, because in this space we can find several potentials that can help to facilitate the learning and consequently the development of the students. In this report, we present an exploratory research work, both in empirical and theoretical terms. Thus, in this work, we wanted to know, from an organizational and administrative point of view, the evolution of the educational space in schools, know the legal context of the outdoors in an educational context, understand, theoretically, the pedagogical importance of the outdoors in that context, know the importance of free and structured play in outdoor spaces for the overall development of the child/student, know the teachers' perceptions (in an internship context) about the role they give to outdoors in an educational context and how they intentionally use it and develop, intentionally, activities, in the outdoors, that promote the development of child / student learning. The empirical work, of qualitative nature, consisted in the proximity to a study case. It was developed in a 1st year class. Through the analysis of the data collected in the surveys carried out by the teachers, we conclude that they do not use intentionally the outdoors as a means of promoting learning, even though they consider it important to do so. As we can prove, through the activities carried out with the 1st Year class in the outdoors, it is possible to use this space as an instrument to facilitate learning and global development, in order to transmit knowledge in other areas.
Description: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23005
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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