Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22989
Title: Marketing e dietas de base vegetal: motivações, dificuldades e comportamentos em Portugal
Other Titles: Marketing and plant based diets: motivations, difficulties and behaviours in Portugal
Author: Marques, Alexandre José Simões
Advisor: Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira
Keywords: Marketing
Dieta de base vegetal
Hábitos alimentares
Comportamento dos consumidores
Defense Date: 22-Dec-2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A popularidade e tendência da adoção de dietas de base vegetal tem vindo a crescer rapidamente nos últimos anos pelo que a procura por produtos substitutos de origem vegetal é cada vez de maior importância na indústria alimentar. Os argumentos a favor deste comportamento são também cada vez mais pertinentes para a sociedade atual pelo que é fundamental aprofundar o conhecimento sobre as características da adoção de dietas de base vegetal de forma a compreender melhor o comportamento deste tipo de consumidor. Esta investigação foi subdividida em duas fases de pesquisa sobre residentes em Portugal. Na primeira fase foram realizadas entrevistas aprofundadas para pesquisa qualitativa em que se recolheram informações detalhadas sobre esta temática junto de adotantes este tipo de dieta. Na segunda fase foram recolhidos dados quantitativos através de questionário online. A questão da adoção de uma dieta de base vegetal é bastante complexa e interessante de estudar. Foram analisados os diferentes tipos de dieta, motivações, riscos percebidos, catalisadores, evolução de percurso, dificuldades, comportamento de consumo, traços de personalidade entre outros contributos que podem vir a ajudar a perceber melhor este segmento de mercado e a apoiar a criação de campanhas de comunicação adequadas.
The popularity and trend of the adoption of plant based diets have been growing rapidly in recent years so the demand for substitute products is becoming increasingly important in the food industry. The arguments in favor of this behavior are also increasingly relevant to the current society so it is fundamental to deepen the knowledge about the characteristics of the adoption of plant based diets in order to better understand the behavior of this type of consumer. This research was subdivided into two phases on residents in Portugal. In the first phase we conducted in-depth interviews for qualitative research in which detailed information on this subject was collected from adopters of this type of diet. In the second phase, quantitative data was collected through an online questionnaire. The issue of adopting a plant-based diet is quite complex and interesting to study. We analyzed the different types of diet, motivations, perceived risks, catalysts, evolution, difficulties, consumption behavior, personality traits and other contributions that could help better understand this market segment and support the creation of communication campaigns.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10773/22989
Appears in Collections:ISCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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