Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22929
Title: Intercompreensão e picturebooks: abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade
Author: Rocha, Sara Cristina Deus da
Advisor: Andrade, Isabel
Keywords: Didática das línguas
Intercompreensão
Plurilinguismo
Língua inglesa
Desenvolvimento de competências
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho foi desenvolvido no campo de estudos da Didática de Línguas, mais concretamente da Didática do Plurilinguismo, tendo como objetivo nuclear compreender que aprendizagens (conhecimentos e estratégias) realizam os/as alunos/as no âmbito de atividades de desenvolvimento da IC a partir da análise de picturebooks. Trata-se de um projeto de investigação-ação, desenvolvido em aula de inglês curricular nos primeiros anos de escolaridade. O trabalho começa por abordar o lugar da educação plurilingue e intercultural nas políticas linguísticas europeias, por problematizar o conceito de Intercompreensão, para depois investigar as potencialidades de práticas de intercompreensão no ensino de línguas nos primeiros anos de aprendizagem. Como categorias de análise, definimos “conhecimentos de cultura linguística” e “estratégias de transparência”, procurando perceber que aprendizagens (conhecimentos e estratégias) realizam os/as alunos/as no âmbito de atividades de desenvolvimento da IC a partir da análise de picturebooks em diferentes línguas?”. A análise dos dados recolhidos e a interpretação dos resultados demonstram que os/as alunos/as foram capazes de mobilizar conhecimentos de cultura linguística, que já tinham e/ou que desenvolveram ao longo do projeto, bem como de acionar estratégias de comparação interlinguística, como o recurso à imagem e à transparência escrita, para interpretar textos em diversas línguas estrangeiras. Concluímos, também, que as atividades de intercompreensão permitem desenvolver a competência plurilingue intercultural, estimulando a capacidade de compreensão de textos de diferentes códigos linguísticos, através de operações inferenciais de interpretação de dados icónicos e verbais.
This work was developed in the field of Foreign Languages Didactics, more specifically in Didactics of Plurilingualism, with the nuclear aim of understanding what knowledge and skills the students acquire from activities related to IC through the analysis of picturebooks. It is an action-research project, developed in a curricular English class, in the first years of formal education. The work starts by addressing the place of Plurilingual and Intercultural Education in European educational policies, by problematizing the concept of Intercomprehension and, afterwards, by investigating the potential of intercomprehension practices in language teaching in the first years of learning. As categories of analysis, we have defined "knowledge of linguistic culture" and the "transparency strategies", trying to understand which skills and knowledge the students have acquired through the resource to intercomprehension strategies in the reading of picturebooks. The analysis of the data collected and the interpretation of the results show that the students were able to mobilize knowledge of linguistic culture, which they already had and / or developed throughout the project, as well as to activate strategies of interlinguistic comparison, such as the resource to image and to written transparency, to interpret texts in several foreign languages. We also conclude that intercomprehension activities allow the development of plurilingual competence, stimulating the ability to understand texts from different linguistic codes, through inferential operations of interpreting iconic and verbal data in an interrelated way.
Description: Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/22929
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.