Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22796
Title: As tecnologias digitais e o trabalho colaborativo entre professores: um estudo de caso
Author: Silva, Inez Maria Leite da
Advisor: Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
Obregon, Rosane de Fátima Antunes
Keywords: Multimédia em educação
Tecnologias da informação e comunicação
Trabalho colaborativo
Ensino superior
Formação de professores
Defense Date: 2018
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As instituições de ensino tradicionais têm sido questionadas em função das mudanças decorrentes do novo ritmo imposto pela incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no modo de vida dos indivíduos e na configuração dos empregos tradicionais. Essas mudanças requerem dos trabalhadores novas competências para transformar a informação disponível em conhecimento, integrar e interagir conforme as exigências da sociedade contemporânea. Esse novo panorama também exige dos professores novas habilidades para ensinar, mas também para interagir de forma colaborativa com os alunos e pares, tendo por meio as TIC. Nessa perspetiva é que a presente investigação tem por objetivo conhecer o impacto que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) poderão ter no desenvolvimento do trabalho colaborativo entre professores, no âmbito de uma disciplina, num curso superior de uma universidade brasileira. A metodologia adotada, de cariz qualitativo/interpretativo, configura-se, em termos de método, como um estudo de caso único. Os dados foram recolhidos por meio da observação participante e através da aplicação de inquéritos (por questionário e entrevista). Alguns professores foram entrevistados com o intuito de verificar a sua perceção quanto à necessidade e importância da utilização das tecnologias no espaço da sala de aula e da potencial evolução do trabalho colaborativo. A investigação desenvolveu-se por meio de três fases consecutivas: fase de diagnóstico, quanto ao trabalho colaborativo e utilização de tecnologias digitais; fase de formação de professores, no sentido de aproximação com as tecnologias; e fase de acompanhamento da disciplina, durante um semestre letivo, através da integração da tecnologia para o desempenho de algumas tarefas. Na fase de diagnóstico, os dados refletiram a ênfase no trabalho solitário em disciplinas não partilhadas, com pouca ou nenhuma interação com os demais professores, maior utilização de tecnologias em contexto pessoal, pouquíssima integração em sala de aula e em auxílio ao trabalho colaborativo. Na fase da formação, observaram-se limitações referentes às habilidades para lidar com as tecnologias, dificuldades quanto à interação, pouco conhecimento sobre o tema trabalho colaborativo, causando um desequilíbrio entre os participantes para o desenvolvimento das atividades propostas. Na fase de acompanhamento da disciplina, verificaram-se dificuldades de uso/habilidade das tecnologias, de comunicação e interação, as quais influenciaram na definição de objetivos comuns, na coordenação das atividades a desenvolver por meio da ferramenta escolhida, entre outros. Os resultados revelaram que os professores possuem dificuldades quanto ao uso da tecnologia para o desenvolvimento do trabalho colaborativo, o que configura a necessidade de formação de professores para uma efetiva integração da tecnologia digital no contexto investigado.
Traditional education institutions have been questioned because of the changes resulting from the new rhythm imposed by the incorporation of Information and Communication Technologies (ICT) into the way of life of individuals and in the configuration of traditional jobs. These changes require new skills from workers to transform available information in knowledge, integrate and interact according to the demands of contemporary society. This new scenario also requires teachers to have new skills to teach, but also to interact in a collaborative way with students and peers through ICT. In this perspective, the present research aims to know the impact that Information and Communication Technologies (ICT) can have on the development of collaborative work among teachers, within a discipline, in a higher education course of a Brazilian university. The qualitative / interpretative approach adopted in terms of method is a single case study. Data were collected through participant observation and application of surveys (by questionnaire and interview). Some teachers were interviewed in order to verify their perception about the necessity and importance of use of technologies in the classroom and of the potential evolution of the collaborative work. The study was developed through three consecutive phases: diagnostic phase, regarding the collaborative work and use of digital technologies; the teacher training phase, in the sense of approximation with technologies; and phase of follow-up of the discipline during a semester, through the integration of technology to performance some tasks. In diagnostic phase, data reflected the emphasis on solitary work in non-shared disciplines, with little or no interaction with other teachers, greater use of technologies in a personal context, less integration in the classroom, and support for collaborative work. In the training phase, limitations were observed regarding skills to deal with technologies, difficulties in interaction, lack of knowledge about collaborative work, causing an imbalance among participants in the development of proposed activities. In the phase of follow-up of the discipline, there were difficulties of use / ability of technologies, communication and interaction, which influenced in the definition of common objectives, in the coordination of activities to be developed through the chosen tool, among others. Results revealed that teachers have difficulties with the use of technology for the development of collaborative work, which configures the need for teacher training for an effective integration of digital technology in the researched context.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/22796
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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