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Title: A Articulação Curricular entre o 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: Um Estudo de Caso num Agrupamento Vertical de Escolas em Gestão Flexível do Currículo.
Author: Marques, Brites Maria Ferreira
Advisor: Costa, Jorge Adelino
Keywords: Desenvolvimento dos currículos - Ensino básico
Gestão curricular
Defense Date: 2002
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho, que tem a articulação curricular como figura nuclear, situa-se no domínio da Gestão Curricular, não dispensando todavia os contributos teóricos, nomeadamente do domínio do Desenvolvimento Curricular, Administração Educacional, História da Educação, Modelos Organizacionais e Sociologia das Organizações Escolares. A problemática estudada é a articulação curricular no Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos), em Gestão Flexível do Currículo. Tratando-se de uma mudança arrojada e inovadora que obriga a práticas de desenvolvimento curricular diferentes, moveu-nos a preocupação académica de desocultar e clarificar os sentidos das práticas organizacionais e colaborativas que se processam na implementação de um Projecto de Gestão Flexível do Currículo – através de uma metodologia tipo estudo de caso, com recolha de dados eminentemente qualitativos – no sentido de apurar a existência ou não da articulação curricular e das várias formas que a mudança pode tomar no contexto da realidade observada, o Agrupamento Vertical de Escolas da EB 2/3 do Prado. Assim, foi possível concluir que, embora nos documentos do agrupamento haja a intenção formal de promover a articulação, esta nem sempre se reflecte em práticas visíveis. Neste sentido, a articulação curricular vertical, estando presente, em termos de intenção, faz-se ainda de forma reservada ou mesmo passiva e com um longo percurso a percorrer até alcançar o que designamos por articulação activa. Relativamente à articulação curricular horizontal, embora longe do esperado, começa a dar sinais de alguma visibilidade através de manifestações pontuais.
The present text deals with Curricular Articulation. Although it constitutes the central subject, its discussion does not disregard the main theoretical field of Curricular Management. The theoretical framework of areas such as Curriculum Development, Educational Administration, History of the Education, Organizational Models and Sociology of the School Organizations also contribute to its discussion. The studied issue is the curricular articulation between the first and second cycles of the Basic Education (1º e 2º Ciclos), framed within a context of a Flexible Management of the Curriculum. This new management of the curriculum is a daring and innovative change that requires different practices of curricular development. Therefore this text intends to reveal and clarify the purposes of organizational and collaborative practices, which are used in the implementation of a Project of Flexible Management of the Curriculum. A case study was the selected methodology. The collected data are predominantly qualitative, so as to verify the existence of curricular articulation. The chosen schools belong to the Vertical Grouping of “Escolas da EB 2/3 do Prado”. Thus, it was possible to conclude that, despite a formal intention of promoting the articulation, which is visible in the documents of the grouping, the practice of the articulation is not visible. In this sense, the practice of the intentional vertical curricular articulation expresses itself in passive, even shy terms. The practice of curricular articulation still has a long way to go until it reaches what is called an active articulation. As far as horizontal curricular articulation is concerned, although far away from the expected, it begins to find its way, gaining visibility in punctual manifestations.
Description: Mestrado em Gestão Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/22785
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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