Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/22559
Title: | Aprendizagem baseada em problemas: contributos para a sua aplicação ao ensino da música: uma experiência em sala de aula |
Author: | Dias, Joaquim Ricardo da Silva |
Advisor: | Caspurro, Maria Helena Ribeiro da Silva |
Keywords: | Resolução de problemas Música - Aprendizagem |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Esta dissertação pretende contribuir para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem da música nomeadamente na disciplina de Formação
Musical e através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas
(ABP).
Tem como objetivos específicos: 1) estudar a ABP, nomeadamente, os seus
pressupostos teóricos e práticos, de forma a reunir informação que possibilite
identificar, fundamentar e construir princípios e ferramentas de ensino
aplicadas à música, bem como compreender sua pertinência neste domínio; 2)
desenvolver uma experiência prática que viabilize a concepção e
implementação de alguns desses princípios e ferramentas em contexto de
ensino, utilizando conteúdos do programa de 1º grau de Formação Musical,
concretamente a Forma Musical nos aspectos relativos à respetiva
macroestrutura ou microestrutura.
São seus problemas: 1) averiguar de que forma e sob que pressupostos a ABP
poderá ser aplicada e concebida ao ensino da música tendo em vista a
concepção de estratégias que concorram para a aprendizagem de conteúdos
musicais e curriculares, concretamente na presente experiência, no âmbito da
Forma Musical e da disciplina de Formação Musical; 2) compreender a
pertinência de estratégias que, tendo em vista atividades de escrita notacional,
não se confinem exclusivamente ao uso do ditado e contemplem trabalho
colaborativo ou interpares, bem como, o desenvolvimento de competências
diversificadas e baseadas em abordagens ‘ativas’, isto é, centradas no aluno;
3) analisar e interpretar criticamente o processo de ensino e aprendizagem
implementado, diagnosticando não apenas as aprendizagens conseguidas,
como ainda algumas percepções dos alunos relativamente à experiência
realizada.
A experiência foi realizada com os alunos de 1º grau de Formação Musical da
escola de música da Banda Musical e Cultural de Paço de Sousa, onde
participaram 18 alunos de sopro e percussão.
Os resultados revelam que, de acordo com a revisão bibliográfica efetuada, a
ABP na sua aplicação ao ensino da música, não sendo ainda muito presente
na reflexão e prática educativas, nomeadamente no nosso país, exige a
consideração de um conjunto de princípios tais como a aprendizagem centrada
no aluno, entre pares, o professor como guia, orientador e facilitador da ação,
o desenvolvimento holístico de competências, a criação de problemas
apropriados, a avaliação tendo em conta tanto o produto como o processo e a
realização de apresentações dos trabalhos realizados. Sob o ponto de vista
prático, a experiência de ensino e aprendizagem implementada parece ter
ajudado a promover a compreensão da Forma Musical do reportório e dos
alunos envolvidos no estudo, tendo o trabalho de grupo contribuído para a
consolidação das aprendizagens, dado evidenciado também pelos pelos
próprios alunos. The purpose of this research is to contribute to the development of the processes of teaching and learning music particularly in Musical Training discipline and through the Learning Based Problem methodology (LBP). The specific goals are: 1) study the LBP, namely its theoretical and practical assumptions in order to gather information that enable to identify, support and build principles and teaching tools applied to music, as well as understand their relevance in this area; 2) develop a practical experience that enables the implementation of some of these principles and tools in teaching context, using contents of 1st degree Musical Training program, specifically the Musical Form and aspects of their macrostructure and microstructure. Their problems are: 1) examine how and in what assumptions the LBP can be applied and designed to the music education, with a view to designing strategies that contribute to the learning of musical and curriculum content, particularly in the present experience, under the Musical Form and discipline Musical Training; 2) understand the relevance of strategies that, having in view of activities notational writing, does not limit only to the use of dictation and contemplate collaborative work or peer, as well as, the development of diversified skills and based on ‘active’ approaches, namely, student-centered; 3) analyze and interpret critically the teaching and learning process implemented, diagnosing not only achieved learning but also some perceptions of students concerning to the performed exercise. The exercise was performed with students of 1st Degree Musical Formation of Banda Musical e Cultural de Paço de Sousa, attended by 18 students of wind and percussion. The results show that, according to the performed bibliographic review, the LBP in its application to the teaching of music, yet not being very present in educational refection and practice, particularly in our country, requires consideration of a set of principles such as learning centered on the student, between peer, the teacher as a guide, advisor and facilitator of action, the holistic development of skills , the designing of appropriate problems, evaluation taking into account both the product and the process and the delivering of presentations of work performed. From the practical point of view, the learning and teaching exercise implemented seems to help promote understanding of Musical Form of repertoire and students involved in the study, having the workgroup contributed to the consolidation of learning, data evidenced by the students. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/22559 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
283833.pdf | 6.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.