Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreirapt
dc.contributor.authorMenezes, Natalia Elisa e Silvapt
dc.date.accessioned2018-02-02T08:59:08Z-
dc.date.issued2017-01-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/22012-
dc.descriptionMestrado em Marketingpt
dc.description.abstractO smartphone como dispositivo móvel está inserido em vários contextos de consumo, dentre eles a viagem. Esse fenómeno recente tem trazido mudanças na experiência de viagem e tende a firma-se como um novo vetor de transformação do comportamento do turista. O presente trabalho propõe-se explorar e descrever o impacto da utilização do smartphone durante viagens de lazer. A pesquisa seguiu com uma abordagem qualitativa e, a fim de alcançar os objectivos, foram realizadas vinte entrevistas com turistas que viajaram por motivos de lazer. A técnica empregada para análise dos dados foi a análise de conteúdo, apoiada pelo software Nvivo. Os resultados obtidos indicam a prevalência dos impactos positivos da utilização do smartphone na experiência turística de lazer. Identificou-se que os principais factores que impactam a experiência são o acesso a informação e a possibilidade de localizar-se no destino. Esses dois elementos replicam-se em vários benefícios para os turistas, nomeadamente, o maior aproveitamento da viagem, tornando o planeamento mais flexível, economia de tempo e dinheiro, uma maior sensação de independência e segurança, e por fim, a possibilidade de compartilhamento da viagem em tempo real, por meio das redes sociais. Conseguintemente, esses impactos geram maior safisfação com a viagem como um todo.pt
dc.description.abstractThe smartphone as a mobile device is involved in several consumer contexts, including travel. This recent phenomenon has changed the way tourists experience a trip and it tends to establish as a new indicative of the tourist’s behavior. This paper aims to explore and to describe the impact of the smartphone use on leisure travel. The research has a qualitative approach and in order to pursue the goals, it was decided to conduct twenty interviews with leisure tourists. The research method used was that of content analysis, supported by Nvivo 11 software. Main results indicate that smartphones have a positive influence in a travel experience. Beyond that results also suggest that the major impacts of smartphone use for travel are the access to information and the possibility the user has of getting his or her location in the destination. These two utilities may represent several benefits for tourists, making travel time better spent, once it can be adjusted to the tastes and needs of each tourist. Therefore, these positive impacts create an increase in travel satisfaction.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDispositivos móveispt
dc.subjectMarketingpt
dc.subjectPerfil do utilizadorpt
dc.subjectTurismopt
dc.subject.otherTurismopt
dc.subject.otherMobile tourismpt
dc.subject.otherSmartphonept
dc.subject.otherExperiência turísticapt
dc.subject.otherMobile marketingpt
dc.titleA utilização do smartphone durante viagens de lazerpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2019-01-04T08:00:00Z-
dc.identifier.tid201933250-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.