Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21910
Title: Concepção Simplificada de Conteúdos para E-Learning com Integração de Ferramentas de Publicação, Comunicação e de Interacção na Internet.
Author: Lousado, José Paulo Ferreira
Advisor: Gouveia, Joaquim José Borges
Keywords: Tecnologia da comunicação
Tecnologia da informação
Ensino à distância
Recursos digitais
Aprendizagem cooperativa
E-learning
Defense Date: 2002
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O Ensino e a Aprendizagem são neste momento as duas actividades que mais inovações suscitam, atendendo às grandes evoluções tecnológicas, desde o Computador até à Internet. O Ensino à Distância, assente já no principio da separação física de aluno e professor, é a modalidade que mais facilmente se adapta a estas inovações, tirando partido de novas formas de comunicação, síncrona a assíncrona, o Ensino à Distância assume na sua nova modalidade, o E-Learning, a garantia de que esta não é uma modalidade complementar de ensino e de aprendizagem, mas sim uma forte alternativa ao ensino e formação tradicional. Assente na Internet e nos serviços associados a esta tecnologia o E-Learning, permite que sejam criados ambientes artificiais, virtuais, que facilmente se identificam com uma sala de aula, permitindo a interacção entre os diversos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem. Os conteúdos terão obrigatoriamente de sofrer alterações quer no formato, quer no meio de comunicação. Os professores e formadores terão forçosamente de se adaptar às inovações tecnológicas que dia para dia vão emergindo no campo educacional, pelo que são necessárias ferramentas auxiliares, para a tarefa de criação de conteúdos, bem como a sua publicação e disponibilização on-line. Foi com o intuito de facilitar as tarefas de criação, publicação e alojamento de conteúdos, que propus apresentar um modelo inovador designado por EATIC, sobre o qual desenvolvi um protótipo de validação – EDUTEC Learning, baseado na plataforma Web, que além de facilitar as tarefas referidas anteriormente, permite a criação de ambientes virtuais, com partilha de aplicações, proporcionando um espaço de aprendizagem colaborativa.
The Teaching and the Learning are at this time the two activities that more innovations raise, assisting to the great technological evolutions, from the Computer to the Internet. The Teaching at the Distance, already agrees in physical separation of student's and teacher, it is the modality that more easily adapts to these innovations, removing party in new communication ways, synchronous and asynchronous, the Teaching at the Distance assumes in its new modality, the E-Learning, the warranty that this is not a complementally modality of teaching and of learning, but yes an alternative fort to the teaching and traditional formation. It agrees in the Internet and in the services associated to this technology the E-Learning, it allows that artificial and virtual atmospheres are created, that easily they identify with a class room, allowing the interaction among the several ones intervening in the teaching and learning process. The contents will have obligatorily of suffering alterations either in the format, or in the middle of communication. The teachers and instructors will have unavoidably of adapting to the technological innovations that day for day they are going emerging in the educational field, for the that they are necessary auxiliary tools, for the task of creation of contents, as well as its publication and to turn available on-line. It was with the intuit of facilitating the creation tasks, publication and lodging of contents, that I intended to present an innovative model designated by EATIC, on which I developed a validation prototype – EDUTEC Learning, based on the Web platform, that besides facilitating the tasks previously referred, it allows the creation of virtual atmospheres, with applications sharing, providing a space of collaborative learning.
Description: Mestrado em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
URI: http://hdl.handle.net/10773/21910
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
374.pdf3.4 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.