Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21849
Title: Exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias pedagógicas no ensino no canto
Author: Felicidade, Elsa Cristina Vieira
Advisor: Lourenço, António José Vassalo Neves
Keywords: Canto - Ensino
Música vocal -- Aspectos fisiológicos
Defense Date: 9-Jun-2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os exercícios de semi-oclusão do trato vocal podem ser considerados estratégicas no ensino do canto pelos benefícios vocais que promovem durante a aquisição de competências e consequentemente no desenvolvimento performativo do aluno. Podem ser executados em contexto de aula no aquecimento e no arrefecimento vocal, mas também no repertório musical. É necessário que o professor conheça, experimente, reflita sobre determinadas estratégias a aplicar no contexto vocal do aluno, tendo em conta as suas dificuldades e necessidades vocais, e o próprio repertório a executar por ele. Será importante que o professor consiga dar oportunidade de sentir, de experimentar e de executar determinados exercícios que promovam uma qualidade vocal plena e autêntica. Neste trabalho, a autora quer deixar um contributo pedagógico informado sobre a prática de exercícios de semi-oclusão do trato vocal como estratégias capazes de melhorar o desempenho e a qualidade vocal do aluno. Serão apresentadas diversas possibilidades de execução e respetivos benefícios vocais. Consequentemente, a autora expõe um questionário dirigido a professores de canto (e classe de conjunto vocal) e as suas respostas, tendo analisado a importância do aquecimento e do arrefecimento vocal e a prática dos exercícios de semi-oclusão do trato vocal em contexto de aula no que diz respeito ao uso, à frequência, à duração e à tipologia vocal usada quer no aquecimento, no arrefecimento quer noutros momentos performativos vocais.
Semi-occlusion exercises vocal tract exercises can be considered strategic in singing teaching because of the vocal benefits they promote during the acquisition of skills, and consequently in the performative development of the student. They can be performed in class context in the warming and vocal cooling, but also in the musical repertoire. It is necessary for the teacher to know, try, reflect on certain strategies to apply in the vocal context of the student, taking into account the student’s difficulties and vocal needs, and the very repertoire to be performed by him. It will be important for the teacher to be given the opportunity to feel, to experiment, and to perform certain exercises that promote a full and authentic vocal quality. In this work, the author wants to make an informed pedagogical contribution about the practice of semi-occlusion vocal tract exercises as strategies capable of improving the performance and vocal quality of the student. Several possibilities of implementation and respective vocal benefits will be presented. Consequently, the author presents a questionnaire directed to singing teachers (and vocal ensemble class) and their responses, having analysed the importance of warming and vocal cooling and the practice of semi-occlusion exercises of the vocal tract in class context in terms of use, frequency, duration and vocal typology used both in warming, cooling and other vocal performative moments.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/21849
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf7.93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.