Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/21836
Title: | A dimensão interpessoal na interacção supervisiva: um estudo de caso em contexto de estágio integrado |
Author: | Grácio, Maria da Graça de Matos |
Advisor: | Araújo e Sá, M. H. |
Keywords: | Supervisão de professores Formação de professores Relações professor-supervisor Estágios pedagógicos |
Defense Date: | 2002 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Integrados na prática pedagógica, experiência fundamental no contexto
de formação inicial de professores, os encontros pós-observação, que
acontecem ao longo do ciclo de supervisão, surgem como momentos
privilegiados no processo reflexivo sobre as práticas dos professores
estagiários - o relato, análise e interpretação das actividades
pedagógico-didácticas ocorridas em sala de aula regem estas sessões
que se mantêm resguardadas de olhares exteriores.
Considerando a exposição a que os professores estagiários se
encontram sujeitos nestes encontros, potenciadores de sentimentos de
insegurança e de ansiedade, cabe ao supervisor, no âmbito de uma
visão reflexivo-colaborativa da supervisão, promover um clima relacional
favorável ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Sendo estas sessões, pela sua natureza, encontros verbais, a interacção
entre supervisor e professores estagiários apresenta-se como objecto de
estudo essencial à compreensão e interpretação da relação que liga os
intervenientes, intervindo estes tempos e espaços de interacção ao nível
da relação.
Foi com base neste enquadramento que surgiu este estudo multicasos,
de natureza qualitativa, cuja finalidade se prende com a compreensão da
dimensão interpessoal da interacção supervisiva. Deste modo, através
de recolha e posterior análise de dados obtidos através de fontes de
evidência variadas (entrevistas audiogravadas, encontros pósobservação
videogravados, Stimulated Recall Protocols), no sentido de
se convergir numa triangulação dos mesmos, procurámos encontrar
marcas da relação interpessoal vivenciada no seio de dois núcleos de
estágio de Português e respectivos supervisores que acompanhámos em
três momentos da sua formação.
Recolhendo os contributos da abordagem interaccionista, construímos
um esquema de análise multidimensional que permitiu identificar, na
interacção verbal supervisor/professores estagiários e no discurso do
supervisor, marcas desta dimensão interpessoal. Assim, na análise da
interacção verbal, demos atenção à gestão da palavra e da informação,
identificámos marcas de envolvimento conversacional, de manifestações
de cortesia e de emoção e ainda, integrando as informações recolhidas
no âmbito de uma visão colaborativa da supervisão, descrevemos o
estilo supervisivo que caracteriza a actuação dos supervisores.
A apresentação destas marcas poderá ter algumas implicações no
período de formação em que decorre a prática pedagógica, se
sensibilizar os supervisores para a dimensão interpessoal que também
caracteriza e regula as situações e práticas supervisivas. Integrated in the teachers’ training period (a fundamental experience in their initial professional training), post-observation conferences, which occur during the supervision cycle, emerge as privileged moments in the trainee teachers’ reflexive process about their teaching practice. Report, analysis and interpretation of classroom pedagogical and didactic activities are the centre of these sessions that develop in a private atmosphere, protected from external regards. Considering that trainee teachers are openly exposed during these conferences and that therefore, feelings and anxiety may be experienced, it is the supervisor’s role to promote an environment that favours their personal and professional development. As these sessions are, due to their particular nature, verbal conferences, interaction between supervisor and trainee teachers becomes an essential topic of study for the comprehension of the relationship established among the participants. This multi-case-study, of a qualitative nature, emerged within this context aiming at the comprehension of the interpersonal dimension of the supervision interaction. Thus, based on the gathering and ulterior analysis of data obtained from different sources (aiming at triangulation of these data), we have tried to identify signs of the interpersonal relationship experienced in two groups of trainee teachers and their corresponding supervisors, which we have followed in three different moments of their training period. Based on the contributions of the interactionist approach, we have built a multidimensional analysis diagram that led to the identification of this interpersonal dimension. Therefore, in the verbal interaction analysis, we have given special attention to participation and information control, to signs of conversational involvement, to politeness and emotion manifestations as well as to supervision styles, in an attempt to integrate the information collected within a collaborative understanding of supervision. If the presentation of these indicators influences the supervisors’ awareness of the interpersonal dimension that characterises and regulates the supervision situations and practices, it may have implications on the extent of the teachers’ training period. |
Description: | Mestrado em Supervisão - especialidade de Língua Materna |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21836 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
309.pdf | 5.64 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.