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http://hdl.handle.net/10773/21826
Title: | Para uma aprendizagem significativa: a gestão personalizada do currículo ou a gestão do eu-afectivo |
Author: | Gonçalves, Maria de Lurdes Santos |
Advisor: | Alarcão, Isabel |
Keywords: | Desenvolvimento dos currículos Gestão curricular |
Defense Date: | 2002 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho propõe-se divulgar um estudo desenvolvido na sala de
aula, na disciplina de alemão, com uma turma de 12º ano, no ano lectivo de
2000/2001. Foi seguida uma metodologia de investigação-acção enquanto
processo de formação e desenvolvimento profissional da professora, que foi
simultaneamente, a investigadora.
A intervenção junto dos alunos teve como objectivo desenvolver uma gestão
personalizada do currículo, que se consubstanciou na adequação e
desenvolvimento do trabalho curricular aos gostos, interesses e necessidades
dos alunos, observando as directrizes do currículo nacional previsto. Deste
modo, implicaram-se os alunos duma forma pessoal e personalizada na sua
própria aprendizagem. O conhecimento das características pessoais de cada
aluno, ou seja, do seu eu-afectivo, e da integração de cada aluno no grupo
turma, orientaram e monitorizaram as estratégias desenvolvidas na sala de
aula.
A abordagem pedagógico-didáctica levada a cabo constituiu um caminho
facilitador de aprendizagens significativas, de descoberta e construção de
identidade pessoal, no sentido do desenvolvimento integral dos alunos. This text reports on a study conducted in the classroom of German as a foreign language in the 12th grade, during the school year 2000/2001. Because of the involvement of the teacher as a researcher, action-research was the selected methodology. The pupils’ learning activities were framed within a personalized curriculum management strategy. That is to say that curricular work was developed according to pupils’ tastes, interests and needs, always respecting the guidelines of the national curriculum. In doing so, the pupils were personally committed to their own learning. The knowledge of each pupil’s personal traits and of their integration in the group provided the organisation and monitoring of the strategies, which were carried out in the classroom. The implemented teaching approach facilitated significant learning, thus conducting the pupils in the discovery and construction of their personal identity, therefore contributing to their whole development, both as a pupil and a person. |
Description: | Mestrado em Gestão Curricular |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21826 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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