Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21798
Title: Apropriação de conceitos musicais em A.T.C. : modos gregorianos
Author: Ferreira, Maria de Fátima Fonte
Advisor: Carvalho, Sara
Keywords: Ensino da música
Música -- Índia
Sons
Tonalidade
Improvisação (Mœsica)
Composição musical
Defense Date: 9-Jun-2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho propõe uma abordagem complementar ao ensino dos modos gregorianos, que faz parte do programa do primeiro ano de Análise e Técnicas de Composição (A.T.C.). Ao invés da utilização dos modos estar circunscrita à música medieval e renascentista, pretende-se que os alunos adquiram uma visão mais global da utilização dos modos, incluindo a música Hindustani e a música tradicional portuguesa. Do ponto de vista da composição, enquanto que em A.T.C os modos servem de base à escrita de contraponto de espécies, neste estudo servem de base à improvisação, nos instrumentos dos alunos, seguindo o modelo da música Hindustani. Finalmente, explora-se a possibilidade de aplicar a mesma abordagem a outros conteúdos da disciplina
The present document proposes a complementary approach to gregorian modes, part of the first year’s programme in the subject of Analysis and Composition Techniques (A.T.C.). Instead of confining the use of gregorian modes to medieval and renaissance music, we intend that the students acquire a global vision of the modes’ use, including Hindustani and traditional portuguese music. While in A.T.C. the modes serve as basis to species counterpoint, in this study they are used for improvisation, in the students’ instruments, following the model of Hindustani music. Finally, this approach is applied to other contents of the subject.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/21798
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.