Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21543
Title: Integração vertical do design na indústria: redesenho do produto, da comunicação e do serviço da NCP
Author: Noronha, Eduardo Jorge Henriques
Advisor: Santarém, Francisco Maria Mendes de Seiça da Providência
Correia, Mónica Sandra Abrantes de Oliveira
Santos, Pedro Manuel Rodrigues Costa dos
Keywords: Design
Design de produtos
Design de comunicação
Design industrial
Estratégias de comunicação
Defense Date: 15-May-2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O projeto de tese de doutoramento em design “Integração Vertical do Design na Indústria: redesenho do produto, da comunicação e do serviço na NCP”, integrado no Programa Doutoral em Design da Universidade de Aveiro (iniciada em outubro de 2012), foi desenvolvido pelo designer Eduardo Noronha em laboratório empresarial, tendo decorrido da cooperação entre a indústria metalomecânica de Águeda NCP (Fabrico de Produtos Metálicos S.A.) e a Universidade de Aveiro, projeto esse que a FCT validou pela atribuição de uma BDE (Bolsa de Doutoramento em Empresa). Esta investigação teve por base o interesse pessoal do investigador em compreender e explorar a gestão do Design como fator de incremento da competitividade no tecido empresarial, em desenvolver a comunicação como condição de valorização da marca e da promoção da inovação, assumindo o papel do Designer enquanto agente mediador na concepção de bens transacionáveis e de estratégias empresariais de sustentação e crescimento económico, com base na antecipação e desenho do futuro do consumo. Na resposta à questão: _Como potenciar ou garantir o futuro da NCP através do design? Considerou-se o conhecimento disponível sobre a gestão do design, convertendo-o na integração vertical do Design na organização NCP, nomeadamente nos seus três níveis: ao nível da produção – design Industrial; ao nível da marca – design de comunicação; ao nível da investigação – design estratégico. Nesse sentido foi projetado um novo sistema de bancada retráctil, uma nova marca e sistema retórico de comunicação, assim como um novo serviço interno de investigação em Design. Reconheceu-se, no entanto, que o objetivo de alcançar o estádio de excelência na gestão do design, só será possível através da inovação radical (semântica e sintática) que lhe conferirá não só a liderança da oferta como o desenho de novos mercados.
The project of doctoral thesis "Vertical Integration of Design in Industry: Redesign of Product, Communication and Service of NCP", integrated in the Doctoral Program in Design of the University of Aveiro (started in October 2012), was developed by the designer Eduardo Noronha in a business laboratory. This was followed by the cooperation between the mechanical engineering company of Águeda NCP (Fabrico de Produtos Metálicos SA) and the University of Aveiro, project validated by the FCT that awarding a BDE (Doctoral Degree Grant in company). This research is based on a personal interest to explore and understand the Design management as a factor of increased of competitiveness in the business world, develop communication as a condition for enhancing the brand and promoting innovation, assuming the role of the Designer as a mediating agent in the conception of tradable goods and business strategies for support and economic growth, based on the anticipation and design of the future of consumption. In the answer to the question: _How to enhance or guarantee the future of the NCP through design? Was considered the available knowledge about design management, converting it into the vertical integration of Design in the NCP, namely in its three levels: at the production level - Industrial design; at the brand level - communication design; at the research level - strategic design. In this sense, a new retractable workbench system, a new branding and rhetorical communication system was designed, as well as a new internal design research service. It was recognized, however, that the goal of achieving the stage of excellence in design management will only be possible through radical innovation (semantic and syntactic) that will give it not only the leadership of the offer as the design of new markets.
Description: Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/21543
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EduardoNoronha.pdf102.49 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.