Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21440
Title: O ensino de genética e bioquímica nas escolas: concepção de protocolos para aplicação prática nas aulas
Author: Gabriel, Ana Sofia Gomes da Silva Franco
Advisor: Santos, Maria da Conceição
Keywords: Ensino secundário
Ensino da biologia
Laboratórios - Aulas práticas
Defense Date: 2003
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A Biologia, apesar de ser uma ciência secular, encontra-se em evolução vertiginosa, sendo não só uma das ciências que mais evoluiu no século que agora terminou, como é por vezes apontada como a que mais influenciará as próximas gerações. O ensino de novos campos da Biologia nas escolas é hoje um requisito indispensável face aos avanços que esta área do conhecimento tem vindo a sofrer nos últimos anos. O entendimento de novos campos da Biologia passa, obrigatoriamente, pelo ensino de Genética Molecular e de Bioquímica, uma vez que a célula como unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos não se limita a características estruturais e funcionais, revela-se também a nível molecular. O presente estudo visa sobretudo dar uma visão inovadora no que se refere à implementação no ensino secundário de novas actividades laboratoriais em áreas actuais de Biologia. Deste modo, pretende-se desmistificar a complexidade da Biologia Molecular e demonstrar que é possível realizar nos laboratórios escolares actividades inovadoras. Este trabalho de investigação foi dividido em duas partes. A primeira parte teve como objectivos adaptar/conceber, implementar e avaliar novos protocolos na área de Genética Molecular e Bioquímica, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências. Nesta parte do trabalho os protocolos que foram objecto de estudo foram: “Extracção de DNA de células vegetais” e a “Quantificação de proteínas em alimentos pelo método de Lowry”. Estas actividades laboratoriais foram realizadas por um grupo de 47 alunos do 11º Ano da Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça, nas aulas de Ciências da Terra e da Vida. A avaliação do impacto destas actividades laboratoriais foi efectuada através da aplicação de um questionário – “Questionário de opiniões”. Os resultados obtidos mostraram que estas actividades influenciaram sobretudo as competências no domínio afectivo, tendo contribuído, fundamentalmente para tornar mais reais os fenómenos biológicos, para além de despertarem o interesse pela Ciência em geral e pela Biologia em particular. A segunda parte deste trabalho teve como objectivo efectuar o diagnóstico do interesse dos alunos pela realização de diversas actividades laboratoriais. Para o efeito foi aplicado um questionário a turmas do 11º Ano de Ciências da Terra e da Vida, em escolas dos distritos de Aveiro, Coimbra, Porto e Viseu, com um total de 160 inquiridos. Os resultados deste questionário mostraram que as actividades laboratoriais avaliadas com maior interesse pelos inquiridos foram: a “clonagem de plantas: cultura in vitro”, a “extracção de DNA” e a “observação de células em divisão (mitose e meiose)”.
In spite of Biology being a secular science has very quick development in order to become one of the most developed sciences in this last century, being sometimes mentioned as the one that will influence the next generation. The teaching of new subjects of Biology in schools is today an essential requirement to face the progress that this area of knowledge has suffered in the last years. The understanding of the new subjects of Biology includes the obligatory teaching of Molecular Genetics and Biochemistry, because the cells as structural and functional unit of all live beings is not only limited to structural and functional characteristics, but is also on a molecular level. The actual learning aim mainly to give a new vision putting into practice in the secondary education, innovative laboratorial activities in current areas of Biology. Therefore the intention is to show that Molecular Biology is not complex and that it is possible to do innovative activities in the school laboratories. This research work was divided in two parts. The objectives of the first part were to adapt/conceive, fulfil and evaluate new protocols in the area of Molecular Genetics and Biochemistry fields. In this part of the work the protocols that were part of the learning were: “Extraction of DNA of plant cells” and “Quantification of food proteins by Lowry’s method”. These laboratorial activities were done by a group of 47 students from the 11th degree of the Alcobaça Secondary School D. Inês de Castro, in the classes of Earth and Life Sciences. The impact of appreciation of these laboratorial activities was made by using a questionary – “Questionary of opinions “. The results obtained in this study showed that the above mentioned activities influenced, especially, capacities on the affective domain. This has contributed, fundamentally, towards making Biological phenomenon’s more realistic and to help the interest for Science in general and for Biology in particular. The aim of the second part of the work was to determine the interest of the students in different laboratory activities. For that purpose a questionary was given to students of 11th degree of Earth and Life Sciences, in the schools of the districts of Aveiro, Coimbra, Porto e Viseu, with a total of 160 inquiries. The results of this questionary showed that the activities preferred by the students were: the “cloning of plants: culture in vitro”, the “extraction of DNA” and the “observation of the division of the cells (mitosis and meiosis).
Description: Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/21440
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UA - Dissertações de mestrado

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