Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21438
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBrás, Isabel Alexandra Vieirapt
dc.contributor.authorCosta, Mafalda Maria Reispt
dc.date.accessioned2018-01-15T11:33:17Z-
dc.date.available2018-01-15T11:33:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/21438-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundáriopt
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar se o GeoGebra é um recurso facilitador do processo de estabelecimento, por parte dos alunos, das relações entre gráficos de funções e auxiliador na resolução das tarefas propostas. Para a realização deste estudo selecionou-se alguns estudantes de uma turma do 10º ano do curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias de uma escola, na qual foi desenvolvida a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. As técnicas utilizadas para a recolha de dados neste estudo foram: a recolha documental, a inquirição e ainda a observação. O estudo realizado é um estudo de casos múltiplos, que se insere num paradigma interpretativo de índole qualitativa. Os resultados indicam que, no geral, o recurso ao GeoGebra parece facilitar o estabelecimento de relações entre gráficos de funções e auxiliar os alunos na resolução das tarefas propostas.pt
dc.description.abstractThis work aims to analyze if the GeoGebra is a facilitator resource in the process of establishing relations between function graphs, by the students, and a helper in the resolution of the proposed tasks. For this study, some students were selected from a class in the 10th grade of scientific and humanistic course of Science and Technologies of a school, where the curricular unit of Prática de Ensino Supervisionada has taken place. The techniques used for data collection in this study were: the documentary collection, examination and further observation. The study is a multiple case study, whithin a interpretative paradigm of qualitative nature. The results indicate that, in general, the use of GeoGebra seems to facilitate the establishment of relations between function charts and to help students in the resolution of the proposed tasks.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDidatica da matemáticapt
dc.subjectEnsino da matemática - Ensino secundáriopt
dc.subjectRecursos educativospt
dc.subjectGeometriapt
dc.subjectTransformações (Matemática)pt
dc.subjectFunções (Matemática)pt
dc.subjectGráficospt
dc.subject.otherTansformações geométricas de gráficos de funçõespt
dc.subject.otherTarefas exploratóriaspt
dc.subject.otherGeoGebrapt
dc.titleExploração das propriedades das transformações de gráficos de funções com o auxilio do GeoGebrapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201933969-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.