Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/21428
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo e Sá, Maria Helena Almeida Beirão de | pt |
dc.contributor.author | Costa, Sandrine Marques | pt |
dc.date.accessioned | 2018-01-15T09:58:15Z | - |
dc.date.available | 2018-01-15T09:58:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/21428 | - |
dc.description | Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | pt |
dc.description.abstract | O presente relatório resulta de um trabalho implementado numa turma de 10.º ano de espanhol iniciação, composta pela junção de cinco turmas diferentes, no Agrupamento de Escolas Templários, no ano letivo 2015/2016, e centra-se no desenvolvimento da interação oral mediante o uso de atividades lúdicas. De forma a poder demonstrar os benefícios do lúdico para o desenvolvimento da interação oral e de um ambiente de aprendizagem aprazível, foi realizado um estudo de caso, durante a Prática de Ensino Supervisionada. Ciente da importância do desenvolvimento da oralidade e mais especificamente da interação oral no ensino de uma língua estrangeira, implementei um projeto de intervenção que permitisse o desenvolvimento de atividades diversificadas, que pretendiam ser lúdicas e promover o trabalho colaborativo e interativo dos discentes. De forma a poder avaliar as atividades desenvolvidas, foram realizados vários inquéritos por questionário aos alunos, que permitiram recolher dados sobre, inicialmente, a percepção e a opinião dos discentes sobre as atividades de interação oral e, de seguida, sobre a eficácia das atividades propostas, em especial se permitiram desenvolver a ludicidade e a interação oral. A análise dos dados recolhidos permitiu salientar o facto de as atividades lúdicas serem benéficas para o desenvolvimento da interação oral, na medida em que contribuíram para o desenvolvimento da expressão oral dos alunos e a criação de um ambiente motivador no qual os discentes foram perdendo o medo de errar e tecendo relações mais amigáveis com os seus pares. | pt |
dc.description.abstract | This report results from a work implemented in a class of 11th year of Beginner Spanish level, composed by the junction of five different classes, in the Agrupamento de Escolas Templários in the academic year of 2015/2016 and focuses on the development of oral interaction through the use of ludic activities. In order to be able to demonstrate the benefits of the ludic in the development of oral interaction and a pleasant learning environment, a case study was carried out during the supervised teaching practice. Aware of the importance of the development of oral communication and more specifically the oral interaction in the teaching of a foreign language, I tried to implement an intervention project that would allow the development of diversified activities, which claimed to be ludic and to promote the collaborative and interactive work of students. In order to assess these activities, numerous surveys, in the form of a questionnaire, were conducted and answered by the students, that allowed me to collect data, initially, on the students’ perception and opinion about the activities of oral interaction evolved and then on the effectiveness of the proposed activities, by trying to understand if they developed both the ludicity and oral interaction. The analysis of the data collected, allowed to highlight the fact that ludic activities are beneficial to the development of oral interaction, as they contribute to the development of oral expression of the students and to the creation of a motivating environment in which students were losing the fear of making mistakes and weaving friendlier relations with their counterparts. vii | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Didática das línguas | pt |
dc.subject | Ensino de línguas | pt |
dc.subject | Língua espanhola - Ensino de uma segunda língua | pt |
dc.subject | Ensino secundário | pt |
dc.subject | Comunicação oral - Competências fundamentais | pt |
dc.subject | Expressão oral | pt |
dc.subject | Estrategias de aprendizagem | pt |
dc.subject | Ludicidade | pt |
dc.subject.other | Interação oral | pt |
dc.subject.other | Competência comunicativa | pt |
dc.subject.other | Lúdico | pt |
dc.subject.other | Espanhol língua estrangeira | pt |
dc.title | A interação oral na aula de espanhol língua estrangeira: uma abordagem a partir do lúdico | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
relatório final.pdf | 2.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.