Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/21280
Title: | Formação e desenvolvimento profissional: representações dos educadores |
Author: | Figueira, Lara Diana da Silva |
Advisor: | Migueis, Marlene da Rocha |
Keywords: | Desenvolvimento profissional Formação contínua Ciências da educação Educadores de infância Trabalho colaborativo |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A reflexão que pretendemos desenvolver ao longo deste trabalho tem como
cerne a Formação Contínua e o Trabalho colaborativo como potenciador de
desenvolvimento profissional dos Educadores de Infância. Partimos, neste
sentido da importância que se atribui à formação contínua, muito mais do
que simplesmente transmitir conhecimentos, mas sobretudo como potenciar
e desenvolver competências, capacidades e práticas profissionais. O
trabalho colaborativo, nessa perspetiva de formação, tenta contrariar
individualismos que persistem na cultura e nas práticas dos Educadores e
instituições. O desenvolvimento profissional está aliado a estes dois aspetos,
e estando nós certos de que não é um processo simples e que não se
desenvolve automaticamente, propusemo-nos investigar estas
representações dos Educadores de Infância. Para tal, neste trabalho de
natureza qualitativa com características interpretativas utilizamos como
técnica e instrumento de recolha de dados o questionário misto. Os
resultados encontrados evidenciam o reconhecimento, por parte das
educadoras inquiridas, de que a formação contínua e o trabalho colaborativo
favorecem o desenvolvimento pessoal e o desenvolvimento de práticas de
qualidade. Apesar disso, sentem dificuldade em criar institucionalmente
espaços que permitam o desenvolvimento do trabalho colaborativo. Esta
investigação, procura assim motivar para a importância da formação
contínua e do trabalho colaborativo no desenvolvimento profissional dos
Educadores de forma a contribuir para um trabalho de cooperação e
crescimento individual e institucional. The reflection we pretend to develop throughout this work has the focus in the continuing training and the collaborative work as principal causes of the professional development of kindergarten teachers. We start, with this idea of the importance that is attributed to the continuing training, much more than simply transmit knowledge, but especially with the improvement and developement of skills, abilities and professional practices, thus developing a collaborative work trying to contradict individualisms that persist in the culture and practices of educators and institutions. The professional development is allied to these two characteristcs, and being we certain of that it is not a simple process and it doesn’t develop automatically, we decided to investigate these representations among kindergarten educators. Therefore, in this work of qualitative nature with interpretative characteritics we use as a technique and instrument for collecting data the mixed questionnaire. The results show the recognition by the reporting of the ongoing training and encourage collaborative work and personal development and the development of quality practices educators. Nevertheless, feel difficulty in creating institutionally spaces that allow the development of collaborative work. This investigation, looks to motivate to the importance of continuing training and the collaborative work on the professional development of educators in order to contribute to a collaborative work and to a individual and institutional growth. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21280 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.