Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/21065
Title: | A Gestualidade em Contexto Pedagógico: contributo para a Formação de Professores de Português |
Author: | Loio, Catarina Raquel Sampaio |
Advisor: | Ançã, Maria Helena |
Keywords: | Língua portuguesa Professores de português Linguagem gestual Formação de professores |
Defense Date: | 2003 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Com o presente estudo pretendeu-se contribuir para o conhecimento da
inestimável importância da gestualidade em contexto pedagógico.
Conscientes da parca ou nula sensibilização do não verbal, a nossa acção
orientou-se no sentido de não se reduzirem apenas ao canal verbal, todas as
potencialidades da comunicação entre os indivíduos. A prová -lo está a
importância de cada gesto que permeia a interacção humana.
As mensagens que emitimos por meio da nossa expressão gestual
constroem aquilo que temos de mais autêntico e verdadeiro, assinalam marcas
culturais e veiculam lugares, socialmente, ocupados.
Convidámos a participar na nossa investigação um núcleo de estágio de
Português/Inglês da Universidade de Aveiro que procurou desenvolver
estratégias de auto e hetero-observação e de reflexão, conducentes a uma
melhoria das suas práticas e do seu processo formativo. Atentámos na
importância, a par das palavras, do jogo fisionómico, das posturas, das
expressões faciais, dos movimentos das mãos, braços e pernas, enfim, nos
comportamentos cinésicos e proxémicos.
Com as sessões de formação que realizámos, durante o ano lectivo de
2002/03, incluindo a gravação de três aulas por formando, pretendíamos
proceder a uma análise detalhada dos aspectos supramencionados, dar aos
docentes a oportunidade de se confrontarem com a sua própria imagem, com
os sinais (in)voluntários do seu corpo e observarem os diferentes estilos de
interacção da linguagem não verbal.
Dada a natureza do projecto, elegemos como metodologia de formação a
investigação-acção e como metodologia de investigação, o estudo de caso. O
tratamento dos dados realizou-se através da análise de conteúdo.
Terminado o estudo, é nossa convicção que, numa perspectiva supervisiva,
uma reflexão crítica acerca da gestualidade nos contextos da sala de aula,
poderá ser uma componente fundamental no desenvolvimento profissional de
professores e de formadores. Também os formandos reconheceram que o
gesto ajuda a dizer o indizível, a concretizar imagens, a veicular ideias, a dar
forma a intenções e a sentimentos. With the subsequent study we attempted to contribute to the recognition of the great importance of sign language in pedagogical context. Conscient of the scarce or null sensitivity to the non-verbal, our action was oriented in a sense not to reduce to a verbal channel all of the potential of communication between individuals. Proving it is the importance of each gesture that mingles with human interaction. The messages we sent through our gestual expression construct what we have of more authentic and true, underline cultural features and carry socially assigned places. We invited a group of Portuguese-English teacher trainees, from Aveiro University, which tried to develop strategies of self and hetero-observation and reflection in order to improve their training and their formative process. We focused on the importance of the physiognomic behaviour, postures, facial expressions, hand, arm and leg movements, as much as on words, that’s to say on the kinetics and proxemics behaviours. With the sessions of training organised during the school year of 2002/2003, including a video taping of three classes per trainee, we attempted to achieve a detailed analysis of the above mentioned aspects, to give teachers an opportunity of confronting themselves with their own image, with (in)voluntary movements of their body, and of observing the different styles of interaction of non-verbal language. Given the nature of the project, we elected as methodology of formation and investigation-action and as methodology of investigation, the case study. We gathered the data through the analysis of contents. Having finished the study, it’s our conviction that in a supervising perspective a critical reflection about sign language in a classroom context could be a fundamental component in the professional development of teachers and teacher trainers. The trainees themselves recognised that the gesture helps to say the unsayable, to materialise images, to get ideas across and to give shape to feelings and intentions. |
Description: | Mestrado em Supervisão |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21065 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
492.pdf | 3.7 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.