Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/19127
Title: Definição de Bases Estratégicas e de Excelência para o Desenvolvimento do Ensino Superior em Portugal
Author: Rosa, Maria João Machado Pires da
Advisor: Diz, Henrique
Saraiva, Pedro Manuel Tavares Lopes de Andrade
Keywords: Ensino superior - Gestão da qualidade
Gestão estratégica
Defense Date: 2003
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Desde a sua fundação que as instituições de ensino superior têm desempenhado um papel de importância inquestionável nas sociedades, enquanto centros de geração e difusão do conhecimento. No entanto, elas enfrentam hoje muitos e diversos problemas, para os quais têm que encontrar soluções diferentes e inovadoras. O objectivo principal deste trabalho é a definição de bases estratégicas e de excelência para o desenvolvimento do ensino superior em Portugal, que possam contribuir para a melhoria continuada da sua qualidade, no pressuposto de que esta contribuirá inevitavelmente para a melhoria das sociedades e dos seus cidadãos. O ensino superior Português é actualmente sujeito a avaliações periódicas da sua qualidade, nomeadamente no que se refere ao ensino/aprendizagem e à investigação. Não existe, porém, qualquer mecanismo global de avaliação institucional, que possibilite uma análise cuidada de cada instituição enquanto um todo organizacional. Com base num estudo empírico realizado com o objectivo de obter um melhor conhecimento das instituições de ensino superior Portuguesas, particularmente no que se refere à aplicação no seu seio dos princípios, metodologias e ferramentas subjacentes à gestão estratégica, gestão pela qualidade total e inovação, e no estudo de diferentes modelos de avaliação da qualidade, desenvolvidos quer para instituições de ensino superior, quer para outro tipo de organizações, foi desenvolvido um modelo de auto-avaliação para estas instituições, baseado em nove critérios de análise. Cada um destes critérios foi definido cuidadosamente, identificando-se igualmente as áreas a abordar no seu âmbito. O modelo proposto pretende ser uma ferramenta de avaliação e gestão que suporte a auto-análise de uma instituição de ensino superior (incluindo a identificação dos seus pontos fortes e áreas de melhoria), funcionando simultaneamente como uma fonte de oportunidades de melhoria contínua. Para a aplicação e validação do modelo proposto foram seguidas duas abordagens diferentes (quantitativa e qualitativa). O modelo foi aplicado num conjunto de instituições de ensino superior Portuguesas, numa universidade em particular e numa unidade orgânica dessa mesma universidade. A abordagem quantitativa permitiu testar e validar as relações estabelecidas entre os nove critérios do modelo. A estrutura subjacente ao modelo foi validada através das respostas dadas a um questionário, que pretendeu avaliar qual o grau de implementação no conjunto das instituições de ensino superior Portuguesas (e numa Universidade em particular) de uma série de práticas consideradas críticas para a melhoria da qualidade organizacional. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente, sendo utilizada a técnica de análise multivariada modelos de equações estruturadas (com recurso às técnicas de PLS para estimativa dos parâmetros dos modelos).A abordagem qualitativa, utilizada para aplicação e validação do modelo na unidade orgânica de uma universidade, permitiu avaliar até que ponto os potenciais utilizadores do modelo proposto são capazes de o compreender (as suas dimensões, o seu funcionamento, como interpretar os resultados-chave obtidos com a sua aplicação), bem como obter uma ideia preliminar acerca da utilidade do modelo enquanto ferramenta de suporte à melhoria contínua da qualidade das instituições de ensino superior Portuguesas. Os resultados obtidos com o estudo realizado permitem concluir que o modelo desenvolvido e testado pode ser aplicado pelas instituições de ensino superior Portuguesas como uma ferramenta de auto-avaliação e suporte aos seus esforços continuados de melhoria da qualidade.
Higher education institutions have always had an important role in society as centres for knowledge generation and diffusion. Nevertheless, they face, nowadays, several new multidimensional problems. The main goal of this work is to define strategic and excellence bases for the development of Portuguese higher education, that may contribute to its quality improvement, since this will inevitably lead to the improvement of the society and its citizens. The Portuguese higher education system is at present undergoing periodic assessments of its quality, namely regarding teaching and research activities. Nevertheless, there is no overall institutional assessment mechanism leading to a careful analysis of each institution as an organisational entity. Based upon an empirical study made with the goal of getting a better understanding of these institutions, in particular regarding strategic and quality management, innovation practices and tools being adopted, and on the study of several quality assessment models developed both for higher education institutions and business organisations, a self-assessment model was developed for the Portuguese higher education institutions, based upon nine criteria. Each one of the 9 criteria has been clearly defined, as well as the areas to address within each of them. The proposed model intends to provide a management and assessment tool supporting self-analysis (including the identification of strong points and areas for improvement), and providing simultaneously a source for quality improvement opportunities. In order to empirically validate the proposed model two different approaches were followed, a qualitative and a quantitative one, with the model applied in a set of Portuguese higher education institutions, in a particular university and in an organic unit of that same university. The quantitative approach allowed for the test and validation of the relationships between the different model criteria. The model’s underlying structure was validated through a questionnaire aimed at assessing how each Portuguese higher education institution (and the particular higher education institution considered) is dealing with a series of practices and factors considered to be critical for its quality improvement. In order to do this a detailed statistical analysis was performed over the data collected, through structural equation modelling (with PLS estimation techniques) to validate the proposed self-evaluation model structure and the relationships among its 9 underlying criteria. The qualitative approach, applied in the organic unit, has made possible to verify to what extent potential users would be able to understand the model (its dimension, how it works, how to interpret its key results), simultaneously getting a preliminary idea of its usefulness to drive improvement in the Portuguese higher education institutions. From the results obtained with this study it is possible to conclude that the model developed and tested can be applied successfully by higher education institutions, as a self-assessment tool to support their continuous quality improvement efforts.
Depuis leur fondation, les institutions d’enseignement supérieur jouent un rôle d’une importance indéniable dans les sociétés, comme centres de création et diffusion de la connaissance. Néanmoins, elles font actuellement face à beaucoup de problèmes divers, pour lesquels elles doivent trouver des solutions différentes et innovatrices. L’objectif principal de ce travail est la définition de bases stratégiques et d’excellence pour le développement de l’enseignement supérieur au Portugal, qui puissent contribuer à une amélioration continue de sa qualité, en supposant que celle-ci contribuera inévitablement à l’amélioration des sociétés et de leurs citoyens. L’enseignement supérieur Portugais est soumis actuellement à des évaluations périodiques de sa qualité, notamment en ce qui concerne l’enseignement/apprentissage et la recherche. Il n’existe toutefois pas un mécanisme global d’évaluation institutionelle qui puisse rendre possible une analyse soignée de chaque institution comme un ensemble organisationnel. Ayant comme base une étude empirique réalisée dans l’objectif d’obtenir une meilleure connaissance des institutions d’enseignement supérieur Portugaises - notamment en ce qui concerne l’application dans ce milieu des principes, des méthodologies et des outils de base de la gestion stratégique, la gestion pour la qualité totale et l’innovation, et une étude de différents modèles d’évaluation de la qualité, développés soit pour des institutions d’enseignement supérieur, soit pour d’autres types d’organisations - un modèle d’auto-évaluation fut développé pour ces institutions, basé sur neuf critères d’analyse. Chacun de ces critères fut soigneusement défini pour des domaines d’application bien précis. Le modèle proposé prétend devenir un outil d’évaluation et gestion, de support à l’auto-analyse d’une institution d’enseignement supérieur (y compris l’identification de ses points forts et domaines d’amélioration), étant simultanément une source d’opportunités pour une amélioration continue. Pour l’application et la validation du modèle proposé, il a été fait recours à deux approches différentes (quantitative et qualitative). Le modèle fut appliqué dans l’ensemble des institutions d’enseignement supérieur Portugaises, dans une université en particulier et dans une unité organique de cette même université. L’approche quantitative permit de tester et valider les rapports établis entre les neuf critères du modèle. La structure de base du modèle fut validée par les réponses à un questionnaire, dans le but d’évaluer le degré d’implémentation dans l’ensemble des institutions d’enseignement supérieur Portugaises (et dans une Université en particulier) d’une série de pratiques considérées critiques pour l’amélioration de la qualité organisationnelle. Les données obtenues furent traitées statistiquement, ayant été utilisée la téchnique d’analyse à variables multiples des modèles d’équations structurées (ayant recours aux techniques de PLS pour l’estimation des paramètres des modèles).
Description: Doutoramento em Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/19127
Appears in Collections:DEGEIT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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