Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/19118
Title: Inovação em turismo: viagens com assinatura
Author: Tereso, Simone Alexandra Borges
Advisor: Carlos José de Oliveira e Silva Rodrigues
Keywords: Viagens turísticas
Redes sociais
Inovação
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente investigação aborda o tema inovação em turismo, um fenómeno muito complexo e com necessidade de ser mais explorado. A inovação é um fenómeno de grande importância, em todos os setores, mas com especial atenção ao setor do turismo, sendo um setor que se encontra constantemente em desenvolvimento, atravessando muitas mudanças ao longo dos anos. Para o presente estudo, foi essencial enquadrar os fenómenos do marketing de experiências e dos Social Media, que estão relacionados com o objeto de estudo desta investigação, as Viagens com Assinatura. Este produto turístico é considerado uma inovação, que pode ser chamado de várias formas, como Viagens de Autor ou Viagens de Líder. O objetivo central desta investigação é gerar conhecimento sobre a inovação em turismo através da análise de um produto turístico inovador, que são as Viagens com Assinatura O estudo é de natureza exploratória, uma vez que este produto turístico inovador não tem sido muito abordado na literatura. Foi apresentada uma análise de como este produto afeta o lado da oferta e da procura. Para a investigação empírica do presente estudo foi adotada uma abordagem qualitativa. Os resultados do presente estudo mostram que os produtos inovadores são uma grande contribuição para o setor turístico no que toca à diferenciação. Os Social Media consideram-se cruciais para a informação e divulgação das Viagens com Assinatura e de outros produtos turísticos inovadores e este produto é um elemento essencial na promoção de um destino turístico. Podendo assim dizer que a inovação é relevante para o desenvolvimento socioeconómico do setor turístico.
This research deals with the theme Innovation in Tourism, a very complex phenomenon that needs to be further explored. Innovation is a very important phenomenon in all sectors, namely in the tourism sector, which is constantly under development, as the many changes occurred over the years show. For the present study, it was essential to establish a framework for the marketing of experiences and the Social Media phenomena, which are related to the object of study of this research, the Travel with Signature. This tourism product is considered as an innovation, which can be called in several ways such as Travel with Authors or Travel with Leaders. The investigation has the aim to generate knowledge about the innovation in tourism through the analysis of that innovative tourism product. The study has an exploratory nature, since this tourist product, so far, has not been much discussed in the literature. This study presents an analysis on how this innovative tourism product affects the supply side and demand. For the empirical research of this study a qualitative approach was adopted. The results of the present study show that innovative products are a major contribution to the tourism sector in relation to differentiation. The Social Media are considered crucial to the information and dissemination of Travel with Signature and other innovative tourism products and this product is an essential element in promoting a tourist destination. Thus being able to say that innovation is relevant to the socio-economic development of the tourism sector.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/19118
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.