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http://hdl.handle.net/10773/19085
Title: | Sistema de recomendação de trajectos rodoviários orientado ao contexto |
Other Titles: | Context-based routing in road networks |
Author: | Semedo, José Luís Sanches Tavares |
Advisor: | Moreira, José Manuel Matos |
Keywords: | Gestão de transportes Localização (Sistemas de comunicação sem fios) |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A utilização de sistemas de geo-localização já faz parte do quotidiano das
pessoas, através dos mais variados equipamentos de recepção de dados
posicionais. Com o aumento de utilização deste tipo de equipamentos, a
estruturas de armazenamento associadas a dados geográficos foram aperfeiçoadas
de forma a permitir uma gestão mais eficiente. Neste trabalho é
apresentado uma Data Warehouse espacial orientado ao contexto para o armazenamento
de dados relativos ao tráfego automóvel. Esses dados são
obtidos através de dados posicionais e representados num mapa rodoviário
digital. O mapeamento é analisado através da comparação das similaridades
de trajectos criados a partir de dados posicionais de veiculos em Aalborg
(Dinamarca), usando diferentes períodos de amostragem. Após o armazenamento
dos trajectos, dos dados posicionais e dos troços percorridos em
três Data Marts distintas, foi feita uma análise de rotas em zonas residenciais,
estradas secundárias e em pontos turísticos em Pequim (China). Através da
análise faz-se a relação entre as rotas mais rápidas, as mais curtas, o número
de paragens e o contexto em que esses dados foram registados. A análise
mostra que, nas zonas de estradas secundárias as rotas utilizadas com mais
frequência são na maioria dos casos a rota mais rápida, o que não acontece
nas zonas residenciais e nas zonas turísticas. A análise mostrou que a relevância
temporal influenciou o nível de tráfego e que o factor meteorológico
não teve influência na escolha das rotas. The use of Geographic Information Systems is part of today's people's lives. As the use of these systems keeps growing, data storage and management structures are improving in order to allow a better use of spatio-temporal data. In this dissertation a Data Warehouse for traff ic and contextual storage is presented. The main data sources are GPS datasets and digital road maps. A map matching algorithm was implemented and evaluated using data from vehicles in Aalborg (Denmark). The data stored in three Data Marts, a route analysis in severa1 zones of Beijing city was presented. With this analysis, we show the relationship between the shortest routes, the fastest routes, the number of stoppages and the contextual data. The analysis shows that in secondary road zones, the routes used more frequently are usually the fastest routes. In residential zones and in turistic locations this conslusion was not found valid. It was concluded that time is a dimension that influences traffic levels, but no pattern was found beetween route selection and weather condition influenced the traffic level. |
Description: | Mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/19085 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
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