Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/19012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSimões, Anabela Valentept
dc.contributor.authorDimas, Isabel Dórdiopt
dc.contributor.authorCalvão, Ana Ritapt
dc.date.accessioned2017-11-27T19:12:58Zpt
dc.date.accessioned2018-01-16T15:29:14Z-
dc.date.available2017-11-27T19:12:58Zpt
dc.date.available2018-01-16T15:29:14Z-
dc.date.issued2016pt
dc.identifier.isbn978-989-8196-66-8pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/19012pt
dc.description.abstractA comunicação, enquanto processo dinâmico, complexo e multidimensional intrínseco à natureza humana, implica uma relação social na qual os sujeitos compartilham um determinado significado. Tendo em conta que é com base em atos comunicacionais que nascem e se desenvolvem os diversos sistemas sociais nos quais cada um de nós atua, a comunicação é também, por isso, o elemento nuclear da vida organizacional, quer na sua vertente endógena, quer na sua vertente exógena. É partindo desta premissa que o presente estudo procurou apresentar, por um lado, uma reflexão sobre a importância de uma comunicação eficaz num universo empresarial cada vez mais global, competitivo e exigente e, por outro lado, identificar os diferentes instrumentos comunicacionais utilizados pelas empresas portuguesas nas interações com os diversos stakeholders da organização. Com esse propósito, foi conduzido um estudo quantitativo, com base num questionário, a 63 empresas de várias regiões do país e de características diferenciadas. Os resultados revelaram que os quadros informativos, as reuniões e o sistema de mensagens interno são os instrumentos de comunicação interna mais utilizados pelas empresas inquiridas. Relativamente à comunicação externa, verificou-se que, entre os instrumentos mais utilizados, se encontram os emails, as reuniões, o site institucional e as redes sociais. Foram, ainda, encontradas diferenças no que diz respeito à frequência de utilização dos vários instrumentos, entre as empresas de menor e de maior dimensão. No final do artigo, são apresentadas pistas de investigação para estudos futuros.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educaçãopt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectcomunicação interna, comunicação externa, cultura organizacional, globalização, instrumentos de comunicaçãopt
dc.titleComunicação empresarial nas empresas portuguesas: contributo para um diagnósticopt
dc.typebookPartpt
degois.publication.firstPage21pt
degois.publication.lastPage40pt
degois.publication.locationCastelo Brancopt
degois.publication.titlePráxis e Inovação em Secretariadopt
Appears in Collections:ESTGA - Capítulo de livro

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.