Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18893
Title: Interpretações e decisões dos professores em aulas individuais de Português Língua Estrangeira
Author: Lemos, Maria Helena Senra Vieira de
Advisor: Ançã, Maria Helena
Keywords: Comportamento dos professores
Ensino da língua portuguesa
Tomada de decisão
Defense Date: 2003
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo, realizado num contexto de aulas individuais de Português Língua Estrangeira, teve como objectivos analisar as percepções dos professores no que respeita às decisões que tomam no decorrer das suas aulas, assim como identificar os factores que as motivam e os princípios que as orientam. Para esse fim, acompanhámos um grupo de quatro professoras de uma escola de línguas ao longo de 38 aulas e procedemos, através da gravação de relatos verbais e de entrevistas, à recolha de dados sobre as suas percepções e interpretações dos acontecimentos das aulas e das decisões tomadas no sentido de alterar os planos previamente definidos. A análise dos dados revelou o importante papel que todas as docentes atribuem à tomada de decisões interactivas, na medida em que permite a adaptação dos planos ao aluno e ao contexto da aula, assim como o aproveitamento de oportunidades que surgem para aplicação dos seus princípios pedagógicos, resultando, pois, numa optimização das condições de ensino-aprendizagem.
The purpose of this study, undertaken in the context of one-to-one teaching of Portuguese as a Foreign Language, was to analyse teachers’ perceptions concerning the decisions they mak e in the course of their lessons and to identify the factors that motivate those decisions and their underlying principles. Data concerning the teachers’ perceptions and interpretations of classroom events and their decisions to change their plans were obtained through audiorecorded verbal reports and interviews with four experienced teachers of a language school. The results reveal that the teachers value the role of interactive decisionmaking, because it allows them to adapt their plans to the student and to the classroom context, and to use the opportunities that arise to apply their teaching principles, thus resulting in an optimization of the learning conditions.
Description: Mestrado em Didáctica de Línguas - especialidade Português Língua não Materna
URI: http://hdl.handle.net/10773/18893
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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