Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18880
Title: O ensino-aprendizagem do Inglês Língua Estrangeira e as restantes áreas disciplinares do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico
Author: Pereira, Isabel Cristina Nogueira de Sousa
Advisor: Andrade, Isabel
Keywords: Língua inglesa
Ensino de uma segunda língua
Ensino de línguas - Ensino básico 1º ciclo
Defense Date: 2003
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A investigação realizada teve como principal objectivo a criação, implementação e avaliação de um projecto interdisciplinar de Língua Estrangeira (Inglês), perspectivando-se a articulação entre o Inglês e as diferentes áreas disciplinares do 1º Ciclo do Ensino Básico, como uma forma de adquirir conhecimentos e desenvolver competências relativamente a todas as áreas do currículo. O projecto teve como eixo estruturador uma abordagem denominada topic-based (Brewster, Ellis & Girard, 1992). Tratando-se de um estudo realizado dentro da sala de aula, foram recolhidos dados através da observação de aulas, posteriormente transcritas, dos registos diários dos alunos, de uma ficha de avaliação e do comentário realizado pela professora titular, que acompanhou todo o processo. Os dados foram analisados qualitativamente de forma a descrever e a interpretar todas as fases do projecto procurando evidenciar a aprendizagem integrada da língua. Por outras palavras, a introdução da língua estrangeira no currículo, permitiu mobilizar conhecimentos vários num processo de construção integrado em que se desenvolveram múltiplas competências.
The aim of this study was to create, to develop and to evaluate an interdisciplinary project of teaching and learning of Foreign Language, assuming the cross-curriculum approach as a way of acquiring knowledge and developing competences related to all the areas of the curriculum. This project was organized around a topic-based framework (Brewster, Ellis & Girard, 1992). Being an investigation that took place within the classroom, data were gathered by means of classroom observation, students’ diaries, an assessment sheet and taking into account the opinion of the generalist teacher who followed the process. A qualitative analyses was then carried out, aiming to describe and to interpret all the stages of the process, focusing and enhancing the integrated teaching and learning of the Foreign Language. In other words, the establishment of links between the Foreign Language and the other areas of the curriculum enabled the transference of knowledge in an integrated process upon which multiple competences were developed.
Description: Mestrado em Didáctica de Línguas
URI: http://hdl.handle.net/10773/18880
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
352.pdf8.76 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.