Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18766
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Helena Maria da Silva Santana | pt |
dc.contributor.author | Sousa, Jorge Miguel Vidal de | pt |
dc.date.accessioned | 2017-11-10T10:16:07Z | - |
dc.date.available | 2017-11-10T10:16:07Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/18766 | - |
dc.description | Mestrado em Ensino de Música | pt |
dc.description.abstract | O ensino básico do saxofone em Portugal tem estado reservado à performance de apenas um dos instrumentos da família: o saxofone alto. Partindo de uma problemática identificada após a analise dos programas de saxofone presentes nas escolas de musica em Portugal, realizou-se, com base num trabalho colaborativo entre intérprete e compositor, um conjunto de peças originais, escritas exclusivamente por compositores portugueses, de forma a proporcionar uma alternativa para a formação de um aluno no nível básico (4º e 5º grau especificamente) que utilize outro instrumento da família do saxofone: o saxofone tenor. Pretende-se, com esta dissertação, promover a inovação ao nível do material didático pedagógico já existente, difundir a música portuguesa e desenvolver o conhecimento acerca da bibliografia já disponível para este instrumento. Apresentam-se cerca de sete novas peças para saxofone tenor homogéneas quanto aos conteúdos programáticos e competências técnicas que visam desenvolver. | pt |
dc.description.abstract | In Portugal, saxophone education throughout middle schooling has been reserved for the performance of only one instrument: the alto saxophone. After a thorough analysis of the saxophone programs used in Portuguese music schools, the need to branch out into other instruments of the same family became clear. On this basis, a collaboration between performer and composers arose. A set of original pieces, written exclusively by portuguese composers was commissioned and will provide an alternative aid for middle level education students (level 4 and 5 specifically) who wish to play a different instrument of the family: the tenor saxophone. With this dissertation I intend to promote the renewal of the educational material already in existence, to promote portuguese music and to further enrich the vast amount of literature already available for this instrument. I present to you seven new pieces for tenor saxophone that are homogenous in their program content and technical requirements. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Música portuguesa | pt |
dc.subject | Saxofone - Ensino | pt |
dc.subject.other | Saxofone tenor | pt |
dc.subject.other | Técnicas expandidas | pt |
dc.subject.other | Ensino básico | pt |
dc.subject.other | Música contemporânea portuguesa | pt |
dc.subject.other | Criação colaborativa | pt |
dc.title | As técnicas expandidas como recurso didático e meio de desenvolvimento técnico do repertório para saxofone tenor no ensino básico | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jorge_Sousa.pdf | 18.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.