Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18766
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHelena Maria da Silva Santanapt
dc.contributor.authorSousa, Jorge Miguel Vidal dept
dc.date.accessioned2017-11-10T10:16:07Z-
dc.date.available2017-11-10T10:16:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18766-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractO ensino básico do saxofone em Portugal tem estado reservado à performance de apenas um dos instrumentos da família: o saxofone alto. Partindo de uma problemática identificada após a analise dos programas de saxofone presentes nas escolas de musica em Portugal, realizou-se, com base num trabalho colaborativo entre intérprete e compositor, um conjunto de peças originais, escritas exclusivamente por compositores portugueses, de forma a proporcionar uma alternativa para a formação de um aluno no nível básico (4º e 5º grau especificamente) que utilize outro instrumento da família do saxofone: o saxofone tenor. Pretende-se, com esta dissertação, promover a inovação ao nível do material didático pedagógico já existente, difundir a música portuguesa e desenvolver o conhecimento acerca da bibliografia já disponível para este instrumento. Apresentam-se cerca de sete novas peças para saxofone tenor homogéneas quanto aos conteúdos programáticos e competências técnicas que visam desenvolver.pt
dc.description.abstractIn Portugal, saxophone education throughout middle schooling has been reserved for the performance of only one instrument: the alto saxophone. After a thorough analysis of the saxophone programs used in Portuguese music schools, the need to branch out into other instruments of the same family became clear. On this basis, a collaboration between performer and composers arose. A set of original pieces, written exclusively by portuguese composers was commissioned and will provide an alternative aid for middle level education students (level 4 and 5 specifically) who wish to play a different instrument of the family: the tenor saxophone. With this dissertation I intend to promote the renewal of the educational material already in existence, to promote portuguese music and to further enrich the vast amount of literature already available for this instrument. I present to you seven new pieces for tenor saxophone that are homogenous in their program content and technical requirements.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsica portuguesapt
dc.subjectSaxofone - Ensinopt
dc.subject.otherSaxofone tenorpt
dc.subject.otherTécnicas expandidaspt
dc.subject.otherEnsino básicopt
dc.subject.otherMúsica contemporânea portuguesapt
dc.subject.otherCriação colaborativapt
dc.titleAs técnicas expandidas como recurso didático e meio de desenvolvimento técnico do repertório para saxofone tenor no ensino básicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jorge_Sousa.pdf18.63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.