Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18628
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDamas, Maria Manuelpt
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.contributor.authorLoureiro, Maria Josépt
dc.date.accessioned2017-10-24T14:37:01Z-
dc.date.available2017-10-24T14:37:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn 978-989-8753-37-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18628-
dc.description.abstractOs recursos didáticos mais utilizados pelos professores na escolaridade básica são, tradicionalmente, os disponibilizados por editoras escolares, quase sempre confinados aos manuais escolares impressos. Mas, presentemente, estas instituições também desenvolvem recursos educativos digitais (RED), que as condições da maior parte das escolas permitem usar. A rede de escolas pertencente ao Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (ccTICua), que integra a estrutura da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE/DGE) da Direção-Geral da Educação, usufrui da possibilidade de integrar projetos no âmbito da integração das TIC (lato sensu) no ensino e na aprendizagem. Este estudo surge, precisamente, no sentido de compreender como é que, em escolas pertencentes à rede ccTICua, o uso dos RED cujo desenvolvimento é da responsabilidade das editoras, se repercute no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1o CEB. Mais concretamente, pretende-se: (1) averiguar se professores os usam ou não e porquê; (2) caracterizar os mais usados; (3) analisar as finalidades e as práticas letivas quando os usam; (4) averiguar se os alunos os usam ou não fora da sala de aula e porquê; (5) identificar para que fins e como os usam e analisar se o seu uso promove uma mais sólida aprendizagem da matemática.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt
dc.relationFCTpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectmatemáticapt
dc.subjectrecursos educativos digitais (RED)pt
dc.subjectensinopt
dc.subjectaprendizagempt
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.titleMatemática e recursos educativos digitais: um estudo das repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEBpt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date8-10 setembro, 2016pt
ua.event.typecongresspt
degois.publication.firstPage2294pt
degois.publication.lastPage2296pt
degois.publication.locationLisboa, Portugalpt
degois.publication.title Atas do IV Congresso Internacional TIC na Educação 2016: Tecnologias digitais e a Escola do Futuropt
dc.relation.publisherversionhttp://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/?page_id=1369pt
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2016)_mat_red_atas.pdfproceedings book33.36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.