Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18627
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFernandes, Daridapt
dc.contributor.authorPinho, Inêspt
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.contributor.authorAlves, Luisapt
dc.contributor.authorSilva, Jaimept
dc.contributor.authorDuarte, Pedropt
dc.date.accessioned2017-10-24T14:30:45Z-
dc.date.available2017-10-24T14:30:45Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-972-8768-59-1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18627-
dc.description.abstractCom este projeto de investigação pretende-se estudar as implicações do contexto cultural nas aprendizagens matemáticas. Em particular, procura-se analisar como é que as crianças se vão apropriando do novo conceito de rede multiplicativa e o mobilizam num ambiente cultural aberto de resolução de problemas, explorando um elemento económico e cultural da região: o ‘soleto’. Os resultados obtidos permitiram concluir que o processo de exploração e construção das redes multiplicativas (envolvendo a descoberta de relações matemáticas e a realização de cálculos com base no conhecimento prévio) e de resolução de problemas, que giram em torno do ´soleto´, se torna significativo e emotivo, num ´landscape learning´ em que tudo parece fazer sentido para a criança.pt
dc.description.abstractThe aim of this research project is to study the implications of the cultural context in mathematics learning. In particular, it seeks to analyze how the children go appropriating the new concept of multiplicative network and mobilize an open cultural environment of problem solving, exploring an economic and cultural element of the region: 'soleto'. The results showed that the process of exploration and construction of multiplicative networks (involving the discovery of mathematical relationships and performing calculations, appealing to prior knowledge) and problem solving, which revolve around the ´soleto´, becomes significant, and emotional, in a ´landscape learning´ process where everything seems to make sense for the child.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAPM - Associação de Professores de Matemáticapt
dc.relationFCT - PEst-C/CED/UI0194/2013pt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRede multiplicativapt
dc.subjectambiente de aprendizagempt
dc.subjectaprendizagem significativa da matemática em contextopt
dc.subjectconhecimento préviopt
dc.titleRedes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentidopt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date28-29 março, 2015pt
ua.event.typeconferencept
degois.publication.firstPage250pt
degois.publication.lastPage266pt
degois.publication.locationLisboa, Portugalpt
degois.publication.titleAtas do XXVI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemáticapt
dc.relation.publisherversionhttp://www.apm.pt/files/_XXVISIEM_Atas_final_557896db33040.pdfpt
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_XXVISIEM_Atas_final_557896db33040.pdfmain proceedings12.87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.