Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18614
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMota, António José Marques de Sápt
dc.contributor.advisorMarinho, Helenapt
dc.contributor.authorCabral, Susana Vaz de Melopt
dc.date.accessioned2017-10-24T09:52:35Z-
dc.date.available2017-10-24T09:52:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18614-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractO presente documento encontra-se dividido em duas partes distintas: a primeira descreve a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2015/2016 no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. A segunda descreve o projeto educativo realizado no mesmo ano letivo. O objetivo principal deste trabalho foi criar uma nova ferramenta para o ensino vocacional da música, através da proposta de um manual de iniciação ao órgão. O manual foi aplicado no contexto da prática de ensino supervisionado com alunos de iniciação ao órgão do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e abordou competências como a leitura, a articulação, a composição e a registação. O processo de criação do manual passou por várias etapas: 1) análise dos manuais para órgão e identificação das suas lacunas; 2) criação de uma planificação com 15 secções; 3) escolha das peças; 4) preparação da estrutura de cada unidade; 5) aplicação em contexto de prática de ensino supervisionado; 6) validação. Com este trabalho foi possível conceber uma nova forma de abordar o instrumento desde a iniciação, contemplando atividades de caráter criativo que estimulem o aluno em sala de aula e fomentem o gosto pela música e pela sua prática enquanto arte.pt
dc.description.abstractThe first part of this document describes the teacher training practice throughout the school year 2015/2016 at the Aveiro Calouste Gulbenkian Conservatory of Music. The second part describes the educational project carried out during the same school year. The main goal of this research was to create a new tool for instrumental teaching, namely an organ book for beginners. This book was applied in the context of the teaching training practice at the Aveiro Calouste Gulbenkian Conservatory of Music and addressed skills such as reading, articulation, composition and registration. The creation process of this book underwent several stages: 1) analysis of extant organ manuals and identification of their shortcomings; 2) creation of a teaching plan with 15 sections; 3) choice of the pieces and repertoire; 4) preparation of the structure of each section; 5) application in the context of teaching training practice; 6) validation. This work created a new approach to the instrument for the beginner level, contemplating creative activities that encourage the students in the classroom and foster the love for music and its practice as an art form.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectManuais escolarespt
dc.subjectEnsino de músicapt
dc.subjectOrgão (Música) - Ensinopt
dc.subject.otherEnsino da músicapt
dc.subject.otherEnsino instrumentalpt
dc.subject.otherÓrgãopt
dc.subject.otherManual de iniciaçãopt
dc.titleProposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciaçãopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf9.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.