Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18612
Title: | Instructional communication in one-to-one instrumental lessons: the use of teaching cues in violin tuition |
Other Titles: | A comunicação de instruções no ensino e aprendizagem do instrumento: o uso de pistas pedagógicas em aulas de violino |
Author: | Foletto, Clarissa Gomes |
Advisor: | Carvalho, Sara Coimbra, Daniela da Costa Creech, Andrea |
Keywords: | Violino - Ensino Música Comunicação na aula |
Defense Date: | 6-May-2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A qualidade da instrução expressa por professores de instrumento tem
vindo a ser apontada como um dos fatores que distingue professores
experientes de professores menos experientes. Um dos desafios do
professor de instrumento é abordar conteúdos complexos, que envolvem
um vocabulário específico, e que ao serem comunicados de forma clara e
efetiva podem ser posteriormente compreendidos e relembrados pelo
aluno. Assim, a partir do estudo de pistas pedagógicas, o objectivo desta
investigação é compreender o processo de comunicação no ensino
individual do instrumento. Para atingir este propósito foi conduzido um
estudo de caso, exploratório, focado na comunicação estabelecida entre
professor e aluno. Primeiro foi realizado um estudo piloto que guiou a
construção do protocolo do estudo de caso principal. Depois foi realizado o
estudo de caso principal que envolveu a observação de dezasseis aulas
individuais de violino e a realização de doze entrevistas semiestruturadas.
Os participantes foram quatro professores (idades entre os 41 e 62 anos) e
oito alunos (idades entre os 9 e 15 anos). Duas aulas sequenciais foram
filmadas e foi conduzida uma entrevista no final da segunda aula. Vinte e
oito pistas pedagógicas foram selecionadas a partir das observações, das
filmagens e das notas de campo. Uma análise temática possibilitou a
identificação de: (i) elementos contextuais; (ii) responsabilidades
profissionais percepcionadas pelos professores; (iii) estratégias de
comunicação e (iv) percepções dos estudantes sobre a comunicação em
sala de aula. Relativamente às pistas pedagógicas selecionadas foram
identificadas o seu uso e eficácia. Os resultados principais sugerem que,
na comunicação de instruções os professores desenvolvem competências
específicas para expressar ideias musicais. Estas ideias são baseadas no
conhecimento que têm sobre as preferências dos alunos, e a capacidade
de serem flexíveis e de combinar diferentes estratégias. Os professores
comunicam através de instruções, e usam as pistas pedagógicas com a
função de aconselhar, resolver problemas e enfatizar um determinado
conteúdo. As pistas pedagógicas foram usadas na abordagem de
competências técnicas, auditivas, interpretativas e de apresentação. De
uma forma geral, a comunicação destas pistas foi eficaz quando utilizada
com a função de enfatizar algum conteúdo importante. Mais, a eficácia
desta comunicação foi feita através do uso de diferentes estratégias: (i)
metáforas; (ii) demonstração; (iii) contato/modelagem física, e (iv)
incentivar o aluno a tocar livremente. Estes resultados refletem uma
tendência comum encontrada na literatura, que sugere que a comunicação
de instruções pode ser também otimizada quando professor e aluno
negoceiam e partilham conceitos e significados durante as aulas de
instrumento. Embora a otimização da comunicação de instruções tenha
sido o enfoque principal desta tese, a contribuição final passa pela
aprendizagem significativa do aluno, resultando numa experiência de
ensino e aprendizagem positiva e agradável. The quality of the teacher’s instructions has been identified in studies as one of several factors that distinguish expert teachers from their less expert counterparts. One of the teacher’s challenges when teaching an instrument is to approach a complex content (that involves a specific vocabulary) using effective and clear communication which can be understood and recalled by the student later. Therefore, this thesis aims to understand, through the study of teaching cues, the process of instructional communication in oneto- one instrumental lessons. In order to reach the research aim, an exploratory case study into the communicative relationship established between violin teacher and student was conducted. Firstly, a pilot study guided the building of the case study protocol. Then, the main exploratory case study involved the observation of sixteen one-to-one violin lessons and twelve semi-structured interviews. The participants were four teachers (aged between 41 and 62) and eight violin students (aged between 9 and 15). Two sequential lessons were videotaped, and after the first lesson a semi-structured interview was conducted with teachers and students separately. Based on the video observations and on the field notes, twentyeight teaching cues were selected. A thematic analysis enabled the researcher to identify: (i) contextual elements; (ii) teachers’ perceived professional responsibilities; (iii) teachers’ strategies to convey information; and (iv) students’ perceptions regarding instructional communication. Concerning the selected teaching cues, their use and effectiveness in communication were identified. The main findings suggested that in instructional communication teachers develop specific skills to convey musical ideas based on their awareness of students’ preferences, while trying to be flexible and combining different strategies. They use instructions to convey the message and teaching cues with the intention advising, problem solving and emphasizing a pedagogical content. Teaching cues were used to approach technical, aural, interpretative and presentation skills. Overall, teaching cues were communicated effectively when teachers conveyed information by emphasizing important aspects in the communication. In addition, such effective communication was achieved through different strategies: (i) using metaphors; (ii) demonstrating; (iii) physical modelling; and (iv) encouraging students to play freely. These results reflect a common trend in the existing literature that suggests that instructional communication is optimized when teachers and students negotiate and share the concepts and meanings during lessons. Although the optimization of communication was the main point highlighted in this study, the final goal is the students’ meaningful learning and, consequently, their contribution to a more positive and enjoyable teaching and learning experience. |
Description: | Doutoramento em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18612 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PhD_Thesis_Clarissa_Foletto.pdf | 20.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.