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dc.contributor.advisorMoreira, Josépt
dc.contributor.advisorAbdelssalem, Talelpt
dc.contributor.authorMartins, Diogo Marquespt
dc.date.accessioned2017-10-19T10:37:55Z-
dc.date.available2017-10-19T10:37:55Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18581-
dc.descriptionMestrado em Engenharia de Computadores e Telemáticapt
dc.description.abstractO uso generalizado de dispositivos capazes de obter e transmitir dados sobre a localização de objetos ao longo do tempo tem permitido recolher grandes volumes de dados espácio-temporais. Por isso, tem-se assistido a uma procura crescente de técnicas e ferramentas para a análise de grandes volumes de dados espácio-temporais com o intuito de disponibilizar uma gama variada de serviços baseados na localização. Esta dissertação centra-se no desenvolvimento de um sistema para recomendaSr trajetos com base em dados históricos sobre a localização de objetos móveis ao longo do tempo. O principal problema estudado neste trabalho consiste no agrupamento de trajetórias e na extração de informação a partir dos grupos de trajetórias. Este estudo, não se restringe a dados provenientes apenas de veículos, podendo ser aplicado a outros tipos de trajetórias, por exemplo, percursos realizados por pessoas a pé ou de bicicleta. O agrupamento baseia-se numa medida de similaridade. A extração de informação consiste em criar uma trajetória representativa para cada grupo de trajetórias. As trajetórias representativas podem ser visualizadas usando uma aplicação web, sendo também possível configurar cada módulo do sistema com parâmetros desejáveis, na sua maioria distâncias limiares. Por fim, são apresentados casos de teste para avaliar o desempenho global do sistema desenvolvido.pt
dc.description.abstractThe widespread use of devices to capture and transmit data about the location of objects over time allows collecting large volumes of spatio-temporal data. Consequently, there has been in recent years a growing demand for tools and techniques to analyze large volumes of spatio-temporal data aiming at providing a wide range of location-based services. This dissertation focuses on the development of a system for recommendation of trajectories based on historical data about the location of moving objects over time. The main issues covered in this work are trajectory clustering and extracting information from trajectory clusters. This study is not restricted to data from vehicles and can also be applied to other kinds of trajectories, for example, the movement of runners or bikes. The clustering is based on a similarity measure. The information extraction consists in creating a representative trajectory for the trajectories clusters. Finally, representative trajectories are displayed using a web application and it is also possible to configure each system module with desired parameters, mostly distance thresholds. Finally, case studies are presented to evaluate the developed system.pt
dc.language.isoengpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia de computadores e telemáticapt
dc.subjectGestão de transportespt
dc.subjectSistemas de transmissão de dadospt
dc.subject.otherObjetos móveispt
dc.subject.otherDados espácio-temporaispt
dc.subject.otherAgrupamento de trajetóriaspt
dc.subject.otherSistemas de recomendaçãopt
dc.titleTrajectory clustering techniques with application to route recommendationpt
dc.title.alternativeTécnicas de agrupamento de trajetórias com aplicação à recomendação de percursospt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201573024-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

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