Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18483
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Paula Ângela Coelho Henriques dospt
dc.contributor.authorSantos, Liliana Patrícia Ferreira dospt
dc.date.accessioned2017-10-11T08:56:17Z-
dc.date.available2017-10-11T08:56:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18483-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitáriapt
dc.description.abstractEste projeto teve o seu ponto de partida nas experiências pessoais de um grupo de seis pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) da instituição A. Reconhecendo a importância da Inclusão e da Qualidade de Vida das pessoas com necessidades especiais, foca-se nos seguintes objetivos: promover a inclusão das pessoas com DID junto da comunidade/instituição; dar visibilidade e voz ao grupo de participantes, promovendo o reconhecimento das suas capacidades e potencialidades pessoais; criar condições de empowerment do grupo de participantes, numa perspetiva de entreajuda e partilha das suas experiências de vida. O projeto foi desenvolvido segundo uma metodologia qualitativa, com recurso ao Estudo de Caso, centrando-se nos índices de qualidade de vida desenvolvidos por diversos investigadores. Recorreu-se a técnicas como o Photo Voice, Grupos de Discussão Focalizada, Ecomapa e PATH. Acreditamos que o projeto constituiu uma mais-valia para os participantes do grupo, uma vez que, através de um ambiente seguro e confortável – tanto do ponto de vista físico como humano/relacional -, foram criadas oportunidades de bem-estar emocional, abertura e confiança, para que pudessem compartilhar as suas experiências pessoais e, em última instância, fazer ouvir a sua voz.pt
dc.description.abstractThis project had its starting point in the personal experiences of a group of six people with intellectual and developmental disabilities (IDD) of the institution we named “A". Recognizing the importance of Inclusion and Quality of Life of people with special needs, it focuses on the following goals: promoting inclusion of people with DID in the community / institution; giving visibility and voice to the group of participants; promoting the recognition of their capacities and capabilities; creating empowerment conditions of the group of participants, in a perspective of mutual aid and sharing of their life experiences. The project was developed using a qualitative methodology, and the Case Study method, focusing on the indexes of quality of life developed by several researchers. Supported in techniques such as Photo Voice, Focus Group, Ecological Map and PATH. We believe that the project was an added value for the participants of the group, since through a safe and comfortable environment - both from the physical and human/relational point of view -, opportunities have been created for emotional well-being, opening and confidence, so they could share their personal experiences and, ultimately, make their voices heard.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências da educaçãopt
dc.subjectExclusão socialpt
dc.subjectInclusão socialpt
dc.subjectQualidade de vidapt
dc.subjectDesenvolvimento intelectualpt
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt
dc.subject.otherDificuldade intelectual e desenvolvimentalpt
dc.subject.otherQualidade de vidapt
dc.subject.otherExclusãopt
dc.subject.otherInclusãopt
dc.titlePelos caminhos da (in)diferença: a qualidade de vida de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentaispt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201935554-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf3.94 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.