Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18481
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Paula Ângela Coelho Henriques dospt
dc.contributor.advisorPortugal, Gabrielapt
dc.contributor.authorAndrade, Sofia Isabel dos Santos Soarespt
dc.date.accessioned2017-10-11T08:35:14Z-
dc.date.available2017-10-11T08:35:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18481-
dc.descriptionDoutoramento em Didática e Formação - Didatica e Desenvolvimento Curricularpt
dc.description.abstractO presente projeto de investigação focaliza nos currículos desenvolvidos numa creche e num jardim-de-infância frequentados por crianças em acolhimento institucional. Baseado em quatro estudos de caso, teve como objetivo analisar o modo como as crianças experienciavam o currículo, avaliando as variáveis processuais Bem-Estar Emocional (BEE) e Implicação (I). Numa metodologia de investigação-ação, para cada uma das atividades vivenciadas pelas crianças envolvidas no estudo, procedemos à avaliação do BEE e I em duas fases de observação e intervenção. Os resultados revelaram diferenças entre os dois conjuntos de dados, com níveis de BEE e I mais elevados no segundo momento, sugerindo um impacto positivo das iniciativas e ações desenvolvidas em resposta às necessidades e interesses das crianças.pt
dc.description.abstractThis research project focuses on the curricula developed in a day care and a kindergarten attended by children living in institutional care. Based on four case studies, this study aimed to analyze how children were experiencing the curriculum, through the evaluation of process variables: Emotional Well-being (EWB) and Involvement (I). In an action-research methodology, for each of the activities experienced by children involved in the study, we performed a review of EWB and I in two steps of observation and intervention. The results revealed differences between each set of data, with higher levels of EWB and I at the second moment, suggesting a positive impact of the performed initiatives and actions, developed in response to the identified needs and interests of the children.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.relationPOCTI - III Quadro Comunitário de Apoiopt
dc.relationFCT - III Quadro Comunitário de Apoiopt
dc.relationFSE - III Quadro Comunitário de Apoiopt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subjectServiços de acolhimento de criançaspt
dc.subjectInstituições sociaispt
dc.subjectEscola inclusivapt
dc.subject.otherAbordagem experiencialpt
dc.subject.otherBem-estar emocionalpt
dc.subject.otherImplicaçãopt
dc.subject.otherAcolhimento institucionalpt
dc.subject.otherEducação inclusivapt
dc.titleInclusão em educação de infância: crianças em acolhimento institucionalpt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101418892-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_doutoramento_sofia_andrade_2017_0.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.