Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18481
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos | pt |
dc.contributor.advisor | Portugal, Gabriela | pt |
dc.contributor.author | Andrade, Sofia Isabel dos Santos Soares | pt |
dc.date.accessioned | 2017-10-11T08:35:14Z | - |
dc.date.available | 2017-10-11T08:35:14Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/18481 | - |
dc.description | Doutoramento em Didática e Formação - Didatica e Desenvolvimento Curricular | pt |
dc.description.abstract | O presente projeto de investigação focaliza nos currículos desenvolvidos numa creche e num jardim-de-infância frequentados por crianças em acolhimento institucional. Baseado em quatro estudos de caso, teve como objetivo analisar o modo como as crianças experienciavam o currículo, avaliando as variáveis processuais Bem-Estar Emocional (BEE) e Implicação (I). Numa metodologia de investigação-ação, para cada uma das atividades vivenciadas pelas crianças envolvidas no estudo, procedemos à avaliação do BEE e I em duas fases de observação e intervenção. Os resultados revelaram diferenças entre os dois conjuntos de dados, com níveis de BEE e I mais elevados no segundo momento, sugerindo um impacto positivo das iniciativas e ações desenvolvidas em resposta às necessidades e interesses das crianças. | pt |
dc.description.abstract | This research project focuses on the curricula developed in a day care and a kindergarten attended by children living in institutional care. Based on four case studies, this study aimed to analyze how children were experiencing the curriculum, through the evaluation of process variables: Emotional Well-being (EWB) and Involvement (I). In an action-research methodology, for each of the activities experienced by children involved in the study, we performed a review of EWB and I in two steps of observation and intervention. The results revealed differences between each set of data, with higher levels of EWB and I at the second moment, suggesting a positive impact of the performed initiatives and actions, developed in response to the identified needs and interests of the children. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.relation | POCTI - III Quadro Comunitário de Apoio | pt |
dc.relation | FCT - III Quadro Comunitário de Apoio | pt |
dc.relation | FSE - III Quadro Comunitário de Apoio | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt |
dc.subject | Desenvolvimento das crianças | pt |
dc.subject | Serviços de acolhimento de crianças | pt |
dc.subject | Instituições sociais | pt |
dc.subject | Escola inclusiva | pt |
dc.subject.other | Abordagem experiencial | pt |
dc.subject.other | Bem-estar emocional | pt |
dc.subject.other | Implicação | pt |
dc.subject.other | Acolhimento institucional | pt |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt |
dc.title | Inclusão em educação de infância: crianças em acolhimento institucional | pt |
dc.type | doctoralThesis | pt |
thesis.degree.level | doutoramento | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
dc.identifier.tid | 101418892 | - |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_doutoramento_sofia_andrade_2017_0.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.