Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18477
Title: A escrita colaborativa na produção de narrativas no 2º ano de escolaridade
Author: Rodrigues, Daniela da Silva
Advisor: Pereira, Luísa Álvares
Keywords: Consciência metalinguística
Aprendizagem colaborativa
Ensino básico 2º ciclo
Textos
Narrativa
Expressão escrita
Defense Date: 22-Jul-2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo enquadra-se no âmbito do percurso formativo do Mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Está inserido na área do português e centra-se na temática da produção de narrativas por crianças recém-alfabetizadas ou ainda em processo de alfabetização. A investigação pretende identificar o tipo de operações metalinguísticas de revisão e compreender as características das rasuras orais comentadas que duas alunas recém-alfabetizadas e a frequentarem o 2.º ano de escolaridade realizam com mais frequência quando assumem diferentes papéis no ato de escrever. Ao realizarem determinado tipo de operações metalinguísticas de revisão e rasuras orais, as alunas estão refletir sobre a língua, proporcionando, assim, o desenvolvimento da capacidade metalinguística de cada elemento da díade. Desta forma, analisando e atingindo os dois primeiros objetivos, é possível obter dados sobre a consciência metalinguística dos elementos da díade. O corpus do dados foi recolhido pelo Projeto de Cooperação Internacional InterWriting – I. Em conjunto com outras parcerias, este projeto desenvolveu um sistema que permitiu a captura e sincronização de um filme-escrita, um filme-díade, o áudio-alunos, a folha de papel com o texto acabado, bem como as transcrições dos comentários da díade. Todos os elementos referidos quando sincronizados, formam uma importante base de dados a partir da qual foi possível desenvolver o presente estudo. O corpus é composto por quatro produções textuais escritas colaborativamente por uma díade de alunas pertencente a uma escola da zona de Aveiro. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que as alunas realizam os quatro tipos de operações metalinguísticas de revisão considerados na literatura sobre esta temática, sendo que há ocorrências diversificadas para cada um desses tipos, aparecendo pela seguinte ordem de frequência: substituição > supressão > adição > deslocamento. Foi possível concluir ainda que a aluna que assume o papel de escrevente está mais concentrada nas questões relacionadas com a caligrafia e que a aluna responsável por ditar a história está realmente empenhada em gerar novas ideias e em organizá-las no texto que está a ser redigido. Quanto às rasuras orais comentadas, foi possível concluir que as alunas realizam todo o tipo de rasuras à exceção da rasura lexical. Quando as alunas assumem o papel de escrevente, a rasura do tipo textual é a mais produzida, seguida da rasura ortográfica. Quando as alunas assumem o papel de ditantes, depois da rasura ortográfica, surge, por ordem de frequência a gráfico-visual e a pontuação. Verificamos, assim, que as rasuras orais comentadas estão relacionadas com o momento de aprendizagem em que as alunas se situam e com a excessiva valorização escolar e social da ortografia. Com base nos resultados obtidos, concluímos também que as alunas realizaram, sobretudo, comentários relacionados com a forma, ainda que pontualmente as façam em relação ao conteúdo do texto.
This study falls within the context of the formation of the Masters course in teaching 1st and 2nd cycles of basic education. It is inserted in the Portuguese area and focuses on the theme of narrative technique by newly literate children or in literacy. The research aims to identify the type of metalinguistic review operations and understand the characteristics of oral erasures commented that newly literate students perform more often and when they assume different roles in the act of writing. In carrying out certain type of metalinguistic review and oral erasures operations, the students are reflecting on the language itself, thus providing the development of metalinguistic ability of each element of the dyad. Thus, analyzing and achieving the first two objectives, it is possible to analyze the metalinguistic awareness of the dyad elements. The corpus of data was collected by the International Cooperation Project InterWriting - I. Together with other partners, this project has developed a system that allowed the capture and synchronization of a movie-write, a filmdyad, the Audio-students, the sheet of paper with the finished text, as well as transcripts of the comments of the dyad. All elements such as synchronized, form an important database from which it was possible to develop this study. Thus, the data corpus consists of four textual productions collaboratively written by a dyad of students belonging to a school from Aveiro area at the time attending the 2nd grade. The results allow us to see that the students perform four types of metalinguistic operations previously defined review. However, various types have very different occurrence numbers between them, and frequency appear in the following order: Replacement > suppression > adding > displacement. Regarding commented oral erasures, it was concluded that the students carry out all types of erasures except for lexical erasure. When students take on the role of writer, the erasure of the text type is the most widely produced, then the spell erasure. When students take on the role of orato after erasure spell arises, in order of frequency the graphic-visual and punctuation. Thus it commented that the oral erasures are related to the time of learning in which students are placed, and the excessive educational and social value of spelling. Based on the results, we also found that the students performed above all comments relating to the form, although occasionally the do on the text of the content.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/18477
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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