Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18410
Title: Bullying em contexto escolar: estudo de caso
Author: Arede, Jorgelina Antónia Gomes de
Advisor: Gonçalves, Maria Manuela Bento
Keywords: Violência escolar
Violência escolar - Prevenção
Bullying
Relações entre pares
Ensino básico 2º ciclo
Ensino secundário
Ensino básico 3º ciclo
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A análise da problemática da violência escolar entre pares que se apresenta neste trabalho resultou de um estudo de caso desenvolvido numa Escola de 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da zona litoral centro do país, no ano letivo de 2015/2016. O caso circunscreveu-se ao fenómeno do bullying no 3º Ciclo, nesta Escola. Foi nosso objetivo conhecer e compreender, de forma pormenorizada, os comportamentos de violência ocorridos neste contexto escolar, e suscetíveis de serem caracterizados como bullying, a partir das perceções dos próprios alunos do 3º Ciclo; e a forma como esta Escola se organiza tendo em vista a prevenção e/ou resolução de episódios de violência, particularmente de comportamentos de bullying. A investigação realizada, com um caráter misto, assentou na utilização combinada de técnicas qualitativas e quantitativas: análise documental, inquérito por questionário a alunos do 3º ciclo e entrevista semiestruturada à Diretora da escola. Os resultados do trabalho empírico revelaram a existência de algumas condutas de violência e situações de bullying entre os alunos do 3º Ciclo, particularmente no que se refere a agressões verbais, agressões físicas e agressões psicológicas, encaradas pela direção da Escola de forma ambígua: desvalorização das ocorrências de violência na Escola, por um lado, mas preocupação relativamente à prevenção do fenómeno e à importância da intervenção através de equipas multidisciplinares e estruturas próprias quer internas quer externas à Escola, por outro.
The analysis of the problem of school violence among peers presented in this work resulted from a case study developed in a School with students from the 5th to the 12th grades on the seaside in the centre of the country, in the school year 2015/2016. The study was limited to the phenomenon of bullying from the 7th to the 9th grades, in this school. It was our aim to know and understand, in detail, violent behaviors in this school context, knownas bullying, from the perception of the 7th to 9th grade students; and how this school organizes itself considering the prevention and / or resolution of violence episodes, particularly bullying behaviors. In the carried out research, both qualitative and quantitative techniques were used: document analysis, questionnaires to the 7th to 9th grade students and a semi-structured interview to the school principal. The results of the empirical work revealed the existence of certain violent behaviors and bullying situations among students from the 7th to the 9th grades, especially those regarding verbal, physical and psychological aggression, which are seen ambiguously by this School board of education: on the one hand, devaluating episodes of violence at school, but on the other showing concern about preventing the phenomenon and the importance of intervention through multidisciplinary teams and specific structures inside and outsidel the school.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/18410
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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