Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Celina Tenreiropt
dc.contributor.authorSantos, Soraia Pereira Marinheiro dospt
dc.date.accessioned2017-09-28T09:05:04Z-
dc.date.available2017-09-28T09:05:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18409-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt
dc.description.abstractA presente investigação teve como finalidade averiguar a (des)continuidade existente entre o currículo prescrito, o currículo real e o currículo experienciado de Educação Sexual em meio escolar no contexto da disciplina de Educação para a Cidadania, em particular no que respeita ao contemplar as dimensões psicológica e sociológica. O quadro teórico de referência da investigação integra como temáticas orientadoras: i) o currículo e o desenvolvimento curricular e ii) a educação para a saúde: educação sexual em meio escolar. Seguindo uma abordagem qualitativa, segundo um plano de estudo de caso, o estudo foi realizado com uma turma do 6.º ano do ensino básico. Na recolha de dados usaram-se instrumentos no âmbito das técnicas de inquérito, observação e análise documental. Na análise de dados, a técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos, a partir da análise dos dados recolhidos, apontam para a existência de pontos de continuidade entre os três níveis do currículo, prescrito, real e experienciado, de Educação Sexual em meio escolar no contexto da disciplina de Educação para a Cidadania, no que respeita às dimensões psicológica e sociológica. De um modo mais específico, os conteúdos (consignados, em particular, na Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de abril) que parecem ter continuidade, no âmbito da dimensão psicológica, são Normalidade, importância e frequência das suas variantes biopsicológicas e Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas e, no âmbito da dimensão sociológica, Diversidade e respeito.pt
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the (dis) continuity between the prescribed curriculum, real curriculum and the curriculum experienced sexual education in schools in the context of the discipline of Education for Citizenship, in particular with regard to contemplate the dimensions psychological and sociological. The theoretical framework of the research includes reference as guiding themes: i) the curriculum and curriculum development and ii) health education: sex education in schools. Following a qualitative approach, according to a case study plan, the study was conducted with a group of the 6th year of primary school. In the data collection instruments were used, within the survey techniques, observation and document analysis. In data analysis, the preferred technique was content analysis. The results obtained from the analysis of the collected data point to the existence of points of continuity between the three levels of the curriculum, prescribed, real and experienced, sexual education in schools in the context of the discipline of Education for Citizenship in with regard to the psychological and sociological dimensions. In a more specific way, the contents (set out, in particular, in Order No. 196-A / 2010 of 9 April) that seem to have continuity within the psychological dimension, are Normality, importance and frequency of variants bio-psychological and Prevention of ill-treatment and unfair approaches and within the sociological dimension, Diversity and respect.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação sexuapt
dc.subjectlEnsino básico 2º ciclopt
dc.subjectDesenvolvimento dos currículospt
dc.subjectSexualidadept
dc.subjectDesenvolvimento dos adolescentespt
dc.subject.otherEducação sexual em meio escolarpt
dc.subject.otherCurrículo prescritopt
dc.subject.otherCurrículo realpt
dc.subject.otherCurrículo experienciadopt
dc.subject.otherDimensões da sexualidadept
dc.titleEducação sexual em meio escolar : relação entre os currículos prescrito, real e experienciado: dimensões psicológica e sociológicapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201594609-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFE SoraiaSantos CD.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.