Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18384
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dc.contributor.advisorBettencourt, Teresapt
dc.contributor.authorSousa, Renata Margarida Queiróspt
dc.date.accessioned2017-09-26T15:06:30Z-
dc.date.available2017-09-26T15:06:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18384-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt
dc.description.abstractAtualmente, com a evolução da sociedade, o ser humano é constantemente colocado à prova, enfrentando cada vez mais novos desafios no seu quotidiano. Para dar resposta a tais factos, os indivíduos necessitam de desenvolver uma série de capacidades que permitam a tomada de decisões e a resolução de problemas de uma forma eficaz, essenciais para o exercício de cidadania, bem como para a realização profissional e pessoal. Assim, torna-se crucial que o ensino evolua, no entanto e apesar de todos os esforços para alterar esta tendência, o ensino por transmissão ainda está muito enraizado nas escolas portuguesas, devido ao recurso a apenas manuais escolares como material didático, uma vez que ainda existe alguma resistência à mudança por parte de alguns professores. Por outro lado, para muitos destes é ainda difícil atribuir um papel mais relevante ao aluno dentro da sala de aula. Nesta ótica, é importante ressalvar que esta perspetiva de ensino não é a mais adequada para o processo de ensino e de aprendizagem, tornando-se importante a elaboração de material didático de cariz Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), como é o caso do guião. A elaboração e implementação de guiões surge como um meio de fazer chegar à sala de aula as perspetivas atuais para a educação em ciência, que estão em concordância com as competências exigidas no atual currículo das ciências. Assim sendo, através desta investigação pretendeu-se diagnosticar as potencialidades e os constrangimentos, bem como as perceções que os professores de Ciências Naturais /Biologia e Geologia de vários níveis de ensino possuem sobre a conceção e implementação de estratégias CTS. De modo a obter resposta à questão e às sub-questões de investigação definidas, foram realizadas seis entrevistas e, posteriormente, efetuada uma análise de conteúdo. Apesar dos professores sentirem alguns constrangimentos na implementação de estratégias de cariz CTS, as potencialidades encontradas pelos mesmos superam qualquer obstáculo. Entre as mais-valias da utilização deste tipo de estratégias encontram-se a autonomia, motivação e o empenho dos estudantes, bem como o facto de estas contribuírem para a aprendizagem dos alunos e de ser um material didático inovador. Estes aspetos acabam também por motivar os professores, fator que os incentiva a continuar a implementação e desenvolvimento de estratégias de cariz CTS.pt
dc.description.abstractCurrently, with the evolution of society, humans are constantly being tested, facing new challenges in their daily lives. In order to address these facts, they need to develop a range of capabilities that allow decision-making and problem solving in an effective way, essential factors for the exercise of citizenship, as well as for professional and personal development. Thus, it is crucial that education develops. However, and despite all efforts to change this trend, teaching by transmission is still very entrenched in Portuguese schools, due to the exclusive use of textbooks as teaching materials, since there is still some resistance to change by some teachers. On the other hand, for many teachers it is still difficult to give a more relevant role to the student in the classroom. In this perspective, it is important to note that this educational perspective is not the most suitable for the process of teaching and learning, so it is important the development of teaching materials based on Science, Technology and Society (STS), as is the case of activity guidelines. The development and implementation of activity guidelines arises as a way of getting to the classroom the current outlook for education in science, which are in line with the skills required in the present science program. Thus, through this research it was intended to diagnose possibilities and restrictions, as well as the perceptions that teachers of Natural Sciences / Biology and Geology of various levels of education have on the design and implementation of STS strategies. In order to answer the question and the defined research sub-questions, six interviews were performed and a content analysis was made afterwards. Although teachers feel some constraints in the implementation of strategies based on the STS, the potential found by them overcomes any obstacle. Autonomy, motivation and involvement of the students are among the advantages of using this type of strategies as well as the fact that they contribute to student learning and are an innovative teaching material. These aspects also motivate teachers, being a factor that encourages them to continue the implementation and development of STS strategies.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspt
dc.subjectMaterial didáticopt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subject.otherCiênciapt
dc.subject.otherTecnologia e sociedade (CTS)pt
dc.subject.otherEstratégias de ensino e de aprendizagempt
dc.subject.otherMaterial didáticopt
dc.subject.otherGuiãopt
dc.subject.otherPerceção dos professorespt
dc.titleEnsino das ciências orientado por guiões: um estudo de casopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201590506-
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DEP - Dissertações de mestrado

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